Nova ministra da Saúde revoga portaria de Pazuello sobre aborto | Maquiave - PORTAL JOGO ABERTO

Nova ministra da Saúde revoga portaria de Pazuello sobre aborto | Maquiave

Nísia Trindade revogou outras cinco portarias do governo Jair Bolsonaro

Por Da Redação 16 jan 2023, 15h47
Nisia Trindade: nome favorito de Lula
Nísia Trindade é ministra da Saúde de Lula ///Reprodução

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, revogou nesta segunda-feira, 16, uma portaria assinada pelo então ministro Eduardo Pazuello em setembro de 2020 que estabelecia a necessidade de prévio aviso à polícia no caso da realização de aborto legal.

A medida de Pazuello previa que a comunicação à autoridade policial era obrigatória e deveria ser feita pelo médico, por outros profissionais de saúde ou os pelos responsáveis pela instituição que iria realizar o procedimento.

A legislação brasileira permite o aborto em caso de estupro, risco à vida da mãe ou anencefalia. Na prática, o texto publicado pelo governo Jair Bolsonaro dificultava o acesso ao procedimento. Além da comunicação à autoridade policial, a portaria previa a necessidade de preservar possíveis evidências materiais do crime de estupro.

A ministra também revogou outras cinco portarias do governo anterior relacionadas ao Programa Nacional de Imunizações, à prevenção do câncer e à atenção materna e infantil.

Giro VEJA - segunda, 16 de janeiro

A resposta aos atos golpistas e os preparativos do novo governo para o Fórum Econômico Mundial são os destaques do dia
YouTube Video
Fechou-se mais um pouco o cerco aos autores dos atos golpistas ocorridos em Brasília no último dia 8. Nesta segunda-feira, a Polícia Federal deflagrou uma operação para prender responsáveis por financiar os atos de depredação da capital federal. O procurador-geral da República, Augusto Aras, anunciou que já tem prontas 40 denúncias contra bolsonaristas que participaram da depredação dos prédios dos Três Poderes
Nova ministra da Saúde revoga portaria de Pazuello sobre aborto | Maquiave Nova ministra da Saúde revoga portaria de Pazuello sobre aborto | Maquiave Reviewed by Jotta Júnior on janeiro 16, 2023 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.