Projeto da vereadora Ellis Regina incentiva doação de sangue no Município

Projeto da vereadora Ellis Regina incentiva doação de sangue no Município

A Câmara Municipal de Porto Velho deve votar na primeira semana de fevereiro de 2023, após o retorno do recesso Legislativo, o Projeto de Lei 4425/2022, de autoria da vereadora Ellis Regina, que autoriza o Município a criar o Programa de Incentivo a Doadores de Sangue.  

O projeto visa promover a conscientização, aumentar a adesão e maior discussão sobre o tema, que ela considera como de indiscutível interesse para a saúde pública; e institui o Dia Municipal do Doador de Sangue (10 de maio) e ainda a Semana Municipal de Doação de Sangue.

Os doadores voluntários regulares farão parte de uma base de dados (Cadastro Municipal de Doadores) e a eles disponibilizados pelo município transporte no dia de suas doações, dentre outros benefícios, a exemplo do que prevê a legislação de outros estados e municípios.

Dentre esses benefícios estão pagamento de meia entrada em eventos de cultura, esporte e lazer mantidos pelo Município e um dia de folga para cada dia de doação (no caso do doador for servidor público municipal) e isenção de pagamento de taxa de inscrição em concurso.

O projeto deu entrada no Legislativo em dezembro do ano passado e já foi lido em sessão.  

“Todos os anos o Banco de Sangue faz uma campanha solidária para coleta de sangue em decorrência na baixa de estoques de sangue e seus hemoderivados. É uma busca incessante que mobiliza toda a sociedade e temos obrigação de pelo menos facilitar essas ações de doação. Sangue é vida e vida é o principal direito fundamental de qualquer cidadão”, finalizou a vereadora.

Projeto da vereadora Ellis Regina incentiva doação de sangue no Município Projeto da vereadora Ellis Regina incentiva doação de sangue no Município Reviewed by Jotta Júnior on janeiro 10, 2023 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.