Verstappen vence duelo com Hamilton no GP dos EUA

Verstappen vence duelo com Hamilton no GP dos EUA


Max Verstappen suportou a pressão de Lewis Hamilton para conquistar uma vitória crucial no GP dos Estados Unidos.


A estratégia teve um papel crucial, e em certo ponto parecia que o heptacampeão mundial e a Mercedes poderiam levar a melhor. Após seu segundo pit-stop, ele tirou gradualmente a diferença em relação ao piloto da Red Bull com pneus mais novos.

Porém, Verstappen conseguiu conservar sua borracha e recebeu a bandeira quadriculada com uma vantagem de apenas 1.333s, ampliando sua vantagem no campeonato para 12 pontos. Hamilton pelo menos marcou o ponto de bônus pela volta mais rápida.

Com Verstappen e Hamilton na primeira fila pela sétima vez neste ano, isso abriu a possibilidade de mais conflitos entre os dois, considerando os incidentes que ocorreram anteriormente.

Quando as luzes vermelhas se apagaram, Hamilton largou melhor. Verstappen tentou fechá-lo enquanto eles seguiam para a primeira curva, mas o britânico estava por dentro e empurrou seu rival, que foi brevemente ameaçado por Sergio Perez.

No entanto, o mexicano talvez tenha percebido que ultrapassar seu companheiro de equipe não seria uma manobra inteligente e tirou o pé, permitindo que Verstappen se concentrasse em sua perseguição a Hamilton.

O holandês se manteve próximo nas 10 voltas iniciais até parar primeiro, trocando o composto médio pelo duro. A Mercedes só chamou Hamilton quando Perez fez seu pit-stop duas voltas depois.

Graças ao undercut, Verstappen assumiu a liderança com uma vantagem de 6.759s na volta 14. Com a margem caindo para 2.617s na metade da prova, a Red Bull chamou Verstappen para uma segunda parada, devolvendo o primeiro lugar a Hamilton.

Na 37ª volta, Hamilton finalmente entrou pela segunda vez e colocou outro jogo de pneus duros. Ele retornou 8.818s atrás, mas a borracha nove voltas mais nova permitiu que ele fosse significativamente mais rápido que Verstappen em todas as passagens.

Quando eles abriram a última volta, Hamilton finalmente entrou na zona do DRS, mas Verstappen manteve o britânico sob controle e garantiu a 18ª vitória de sua carreira na Fórmula 1, talvez a mais importante até agora.

A performance dos protagonistas do campeonato foi tão impressionante que Perez cruzou a linha de chegada em terceiro com um atraso de 42s, com Charles Leclerc (Ferrari) mais 10s atrás.

Daniel Ricciardo (McLaren), que teve uma disputa roda a roda com Carlos Sainz (Ferrari) na primeira volta e novamente a 15 do final, terminou em quinto, à frente de Valtteri Bottas (Mercedes) e do espanhol.

A zona de pontuação foi completada por Lando Norris (McLaren), Yuki Tsunoda (Alpha Tauri) e Sebastian Vettel (Aston Martin).

No pelotão intermediário, Fernando Alonso (Alpine) se envolveu em várias batalhas com a dupla da Alfa Romeo, Kimi Raikkonen e Antonio Giovinazzi.

Alonso e Giovinazzi, em particular, foram forçados a devolver a posição, enquanto Raikkonen escapou de uma punição por uma manobra similar para grande frustração da Alpine.

Foi uma luta que Alonso eventualmente perdeu com uma asa traseira quebrada que o obrigou a abandonar quando restavam seis voltas. Seu companheiro Esteban Ocon já havia saído da corrida 11 voltas antes.

Pierre Gasly foi outro que abandonou devido a uma falha na suspensão de seu carro na 14ª volta.

Classificação da prova:

1Max VerstappenRed Bull Honda561:34:36.552
2Lewis HamiltonMercedes56+1.333s
3Sergio PerezRed Bull Honda56+42.223s
4Charles LeclercFerrari56+52.246s
5Daniel RicciardoMcLaren Mercedes56+76.854s
6Valtteri BottasMercedes56+80.128s
7Carlos SainzFerrari56+83.545s
8Lando NorrisMcLaren Mercedes56+84.395s
9Yuki TsunodaAlpha Tauri Honda551 volta
10Sebastian VettelAston Martin Mercedes551 volta
11Antonio GiovinazziAlfa Romeo Ferrari551 volta
12Lance StrollAston Martin Mercedes551 volta
13Kimi RäikkönenAlfa Romeo Ferrari551 volta
14George RussellWilliams Mercedes551 volta
15Nicholas LatifiWilliams Mercedes551 volta
16Mick SchumacherHaas Ferrari542 voltas
17Nikita MazepinHaas Ferrari542 voltas
18Fernando AlonsoAlpine Renault49abandono
19Esteban OconAlpine Renault40abandono
20Pierre GaslyAlpha Tauri Honda

Postar um comentário

0 Comentários