Iniciativa do Governo de Rondônia visa atender os hospitais de Porto Velho, Cacoal, Buritis, Extrema e São Francisco

No final de semana, 60 profissionais de saúde participaram dos cursos de Terapia Nutricional em Unidade de Terapia Intensiva (Tenuti) e Fundamental Critical Care Support (FCCS), em Porto Velho, realizados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

O objetivo da capacitação, que está sendo aplicada pelo Centro de Educação Técnico-Profissional na Área de Saúde (Cetas), é para promover conceitos atuais de terapia nutricional básica e treinar médicos intensivistas e não intensivistas para atendimentos de pacientes enfermos nas primeiras 24 horas. 

A iniciativa do Governo de Rondônia visa atender os hospitais de Porto Velho, Cacoal, Buritis, Extrema e São Francisco. O número de vagas é distribuído pela direção e coordenação dos núcleos de educação permanente de cada hospital. Com a duração de dois dias, o curso teve caráter teórico e a busca de utilizar a literatura científica para fornecer maior conhecimento aos profissionais envolvidos nos procedimentos. 

Sessenta profissionais da Saúde participaram do treinamento

A capacitação é dividida em cinco módulos, sendo que o primeiro abordou o tema de Atualização de Medicina Intensiva (CAMI), no último final de semana, no qual treinou 30 profissionais.

Na segunda-feira e terça-feira estão sendo realizados os módulos Tenutti E FCCS, com 30 profissionais em cada curso, totalizando 60. 

No primeiro dia de capacitação foram realizadas aulas de reconhecimento e avaliação do paciente; diagnóstico e manuseio da insuficiência respiratória aguda; manuseio das vias aéreas; ressuscitação cardiopulmonar cerebral; ventilação mecânica um e dois; monitorização do fluxo sanguíneo; oxigenação; estado ácido-base; diagnóstico e manuseio do choque.

Já no segundo dia foram realizados os cursos de síndromes coronarianas agudas; infecções potencialmente fatais; suporte neurológico e manejo básico do trauma.

O secretário de Estado da Saúde, Fernando Máximo, destaca a importância de realizar cursos especializados para os profissionais da Saúde do Estado. “É de extrema importância que o atendimento humanizado seja o diferencial para os nossos hospitais, além de ser uma necessidade. Portanto, essa ação que está acontecendo nos finais de semana vem para dar celeridade e qualidade nos atendimentos para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS)”, finaliza Máximo.