Atividades vão acontecer entre os dias 11 e 25 de novembro

Atividades do Dia da Consciência Negra serão abertas ao público Atividades do Dia da Consciência Negra serão abertas ao públicoUma programação especial foi elaborada pela Prefeitura de Porto Velho, com o apoio de diversos parceiros, para celebrar o dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra. As atividades foram divididas em três blocos e vão ocorrer entre os dias 11 a 25 de novembro.

A abertura das atividades acontece no dia 11, a partir das 16h, no Porto Velho Shopping, com exposição, apresentações culturais e atividades de beleza voltadas à cultura afro. Já no dia 12 acontece uma visita guiada de alunos da rede municipal de ensino, discussões sobre os aspectos psicossociais das transições capilares, expressão e cultura.

No dia 13, a partir das 15h, tem início as oficinas de turbante, entre outras ações, dentro da programação coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), com o apoio da Secretaria da Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Superintendência Municipal de Integração e Desenvolvimento Distrital (SMD) e Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural).

O cronograma de atividades no Shopping acontece até o dia 21. As atividades são abertas ao público desde que seja feita uma inscrição prévia no site.

Outro endereço que também recebe uma série de ações comemorativas é a Praça CEU, localizada na rua Antonio Fraga Moreira, bairro JK, zona Leste. Conforme o calendário, de 15h às 20h serão realizadas a Feira de Afro Empreendedoras, oficinas, palestras e apresentações culturais.

A semana encerra no dia 25 com o V Congresso Municipal de Educação no Teatro Estadual Palácio das Artes, quando acontece um painel sobre as questões raciais, capacitando os professores da rede municipal. O evento é destinado apenas aos servidores da Semed.

Também são parceiros da Prefeitura a Comepi, Fercomércio do Rio Grande do Sul, Sebrae Rondônia, Ministério Público do Estado de Rondônia, Associação das Filhas do Boto Nunca Mais e o Núcleo Étnico Raciais Mãe Esperança.