Advogado de extrema direita e deputado esquerdista disputam os votos de mais de 15 milhões de chilenos pela Presidência


Candidatos José Antonio Kast e Gabriel Boric votam em eleição presidencial do Chile

Candidatos José Antonio Kast e Gabriel Boric votam em eleição presidencial do Chile

MAURO PIMENTEL E CLAUDIO REYES/AFP - 19.12.2021

O candidato de extrema direita José Antonio Kast disse que a eleição presidencial do Chile terá um "resultado apertado" e que ela será definida por cerca de 50 mil votos. A declaração foi dada neste domingo (19), após o candidato depositar seu voto na periferia de Santiago.

Mais de 15 milhões de chilenos são chamados a votar no segundo turno para eleger o sucessor de Sebastián Piñera, em uma disputa acirrada entre o advogado Kast e o deputado esquerdista Gabriel Boric.

As pesquisas mostram que os dois candidatos caminham lado a lado, com ligeira vantagem para Boric, deputado que representa a coalizão Aprovar Dignidade, que reúne a Frente Ampla – da qual faz parte – e o Partido Comunista. Aos 35 anos, ele pode se tornar o presidente mais jovem da história do Chile.

“Esta será uma eleição apertada, e o que propusemos é que, em face de uma eleição apertada, temos que esperar pelos resultados", disse Kast.

“Se o resultado for muito estreito, é claro que os procuradores [de cada candidato nas assembleias de voto] têm um papel, e isso poderá ser definido nos Conselhos Eleitorais que analisam a votação posteriormente", acrescentou.

Diante dos apelos feitos pelo comando de Kast para contestar o resultado da votação caso este seja muito apertado, Boric garante que acatará o resultado "seja ele qual for". O candidato votou no sul de Punta Arenas, sua cidade natal. 

A votação será encerrada às 18h (horário de Brasília). Uma contagem rápida dos votos e uma definição oficial são esperadas cerca de três horas depois.