O curso foi oferecido de maneira virtual e este ano, em especial, contou com a participação de coordenadores de Segurança do Paciente

Cerca de 200 profissionais da área da Saúde em Rondônia participaram do 8º Encontro Estadual de Segurança do Paciente, e do 4º Encontro do Controle de Infecção realizados pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa).

Durante o evento os profissionais receberam capacitação. O curso foi oferecido de maneira virtual e este ano, em especial, ofertado num evento em conjunto, que contou com a participação de coordenadores de Segurança do Paciente, coordenadores de Controle de Infecção dos Serviços de Saúde do Estado, tanto de instituições públicas, quanto privadas e demais profissionais de saúde convidados.

Entre os profissionais que fizeram parte do público alvo, estão: enfermeiros, farmacêuticos, médicos, técnicos e demais membros da equipe multidisciplinar dos serviços de saúde.

De acordo com o diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima, é de suma importância que as equipes de saúde estejam alinhadas em suas funções, em todas as frentes de atuação. “O objetivo deste evento é instrumentalizar e capacitar os profissionais do serviço de saúde no que diz respeito às questões relacionadas às práticas de qualidade no atendimento e segurança do paciente, buscando a redução dos riscos de infecções hospitalares, por exemplo”, afirmou o diretor.

O evento foi realizado pela Coordenação Estadual da Segurança do Paciente de Controle de Infecção. Rosa Maria Ferreira de Almeida, coordenadora estadual de Segurança do Paciente explica que a Organização Nacional de Acreditação (ONA) foi contratada para ministrar o curso. “Nossa meta é equipar com maior qualidade possível nossos profissionais. Para isso, contactamos a ONA que é uma organização nacional de renome. Temos nos mantido firmes em nosso propósito de melhorar os processos assistenciais, para que eles sejam oferecidos com cada vez mais qualidade e segurança”, destacou a coordenadora.

A palestrante, Fátima Duarte, consultora da ONA, fez um detalhamento minucioso de várias ações implementadas em unidades de saúde, durante tratamentos ou abordagens que favorecem à segurança do paciente.