Mais de 1.600 testes rápidos para detecção do novo coronavírus (Covid-19) foram realizados no drive-thru no último final de semana, no pátio do antigo Posto Vitória 1. A ação foi promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com a Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).
No total, foram testadas 1.648 pessoas, com 452 diagnósticos positivos para Covid-19, sendo que todos os casos positivos receberam atendimento e orientação médica no local. Segundo o titular da Sesau, Fernando Máximo, a ação visa quebrar a cadeia de transmissão do vírus, isolando as pessoas que estão com a doença.
“A realização dos testes serve para quebrar a cadeia de transmissão da Covid-19. É orientar a população quanto ao diagnóstico do vírus e quanto aos cuidados necessários para se cuidar. Teve algum sintoma, contato com alguém infectado ou simplesmente quer tirar a dúvida, faça o teste”, destacou o secretário de Estado.
O Prefeito de Ji-Paraná, Isaú Fonseca, destacou a importância da parceria firmada entre Estado e Município no fortalecimento da saúde pública e, especialmente, no combate à pandemia da Covid-19.
“Estamos extremamente felizes com essa parceria entre Governo do Estado e Prefeitura de Ji-Paraná na realização desse drive-thru de testagem de Covid. Infelizmente, tivemos vários casos positivos, algo que nos preocupa bastante, mas com uma grande certeza de que todas essas famílias serão amparadas e cuidadas”, afirmou Isaú Fonseca.
Segundo a titular da Semusa, Wanessa Oliveira e Silva, o drive-thru contou com a participação de mais de 80 servidores da Secretaria de Saúde de Ji-Paraná, além de profissionais da Sesau e voluntários das universidades São Lucas e Estácio Unijipa.
A secretária ainda destacou o envolvimento da Polícia Militar de Rondônia (PM-RO), do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMT), além da equipe da Juventude Voluntária da Sejucel.
O drive-thru também contou com o apoio do Departamento de Vigilância em Saúde, Departamento de Atenção Básica (DAB), Departamento de Serviços Especializados (DSE) e da Divisão de Vigilância Epidemiológica do município.
0 Comentários