A mudança ocorre após o Papa Francisco acolher o pedido de renúncia de Dom Giuliano Frigeni, que atualmente comanda a Igreja no Baixo Amazonas

Giovanna Marinho
online@acritica.com
 (Foto: Giovanna Marinho/A CRÍTICA)

(Foto: Giovanna Marinho/A CRÍTICA)

O bispo auxiliar de Manaus, Dom José Albuquerque de Araújo, assume o posto de bispo da Diocese de Parintins, no interior do Amazonas. O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (21) na residência episcopal, no Centro da capital.

A mudança ocorre após o Papa Francisco acolher o pedido de renúncia de Dom Giuliano Frigeni, que atualmente comanda a Igreja no Baixo Amazonas.

Segundo o arcebispo de Manaus Dom Leonardo Steiner, o comunicado foi recebido há alguns dias pela Arquidiocese. A nomeação foi divulgada nas primeiras horas da manhã pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Com isso, Dom José inicia a transição que deve ser finalizada com uma cerimônia de posse a ser realizada nos primeiros dias de fevereiro, antes do período da quaresma.

“Em cada parte da Amazônia é como se fosse outra Amazônia. A nossa atitude em primeiro lugar é acompanhar e não fazer grandes mudanças. Assim, com o passar do tempo, vamos sabendo o que Espírito Santo vai nos ajudar a aperfeiçoar”, disse o Dom José.

(Foto: Giovanna Marinho/A CRÍTICA)

 Ele assume a segundo maior subdivisão da Igreja Católica do Amazonas. Além da Ilha Tupinambarana, a Diocese de Parintins atende também Maués, Nhamundá, Boa Vista do Ramos, Barreirinha. São cerca de 200 mil habitantes capilarizados em 9 paróquias.

“A Igreja de Parintins é uma igreja muito dinâmica, aberta aos ministérios, tem uma história muito bonita e todos nós sabemos da importância dessa parte da região do Amazonas para o restante do país”, acrescentou o bispo.

Dom José é o quinto bispo de Parintins e primeiro amazonense a preencher o posto, algo que foi destaque na fala de Dom Leonardo. De acordo com ele, a Igreja na Amazônia tem características peculiares e a compreensão dessa diversidade é necessária para a melhor evangelização e compreensão cultural.

“É uma doação que fazemos para Parintins, mas queria ressaltar que Dom José é o terceiro bispo nascido no Amazonas, dos outros bispos um já é falecido que é Dom Alcimar, Dom Gutemberg é emérito e temos um bispo da região do Amazonas em Parintins, creio que é significativo”, ressaltou o arcebispo de Manaus.

Dom José Albuquerque é membro da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB desde 2019. Natural de Manaus (AM), dom José Albuquerque tem atualmente 54 anos. Foi ordenado presbítero em 04 de agosto de 1996, por dom Luiz Soares,  e nomeado bispo auxiliar pelo Papa Francisco em 19 de junho de 2016. Atualmente, dom José é bispo referencial – no regional norte 1 da CNBB – das pastorais Vocacional, Presbiteral e Criança; diáconos permanentes, bispos eméritos.