A troca ocorreu hoje no aeroporto de Abu Dhabi, informou o Ministério das Relações Exteriores da Rússia no Telegram.

AFP
 (Foto: Reuters)

(Foto: Reuters)

A estrela americana do basquete Brittney Griner, que ficou detida na Rússia por nove meses, foi libertada nesta quinta-feira (8) em uma troca de prisioneiros com o traficante de armas russo Viktor Bout, que estava preso há dez anos nos Estados Unidos. 

A troca ocorreu hoje no aeroporto de Abu Dhabi, informou o Ministério das Relações Exteriores da Rússia no Telegram. 

Griner imediatamente embarcou em um avião para os Estados Unidos. 

"Alguns momentos atrás, falei com Brittney Griner. Ela está segura. Ela está em um avião. Ela está a caminho de casa", disse Biden em um breve discurso na Casa Branca.

"Também quero agradecer aos Emirados Árabes Unidos por nos ajudar a facilitar a libertação de Brittney", acrescentou, comentando que a atleta tinha "boa moral", apesar do "trauma" que sofreu.

Sua esposa, Cherelle Griner, disse que estava "tomada pelas emoções": "Minha família está completa", afirmou, expressando seu "obrigada" ao governo democrata.

Outro americano detido na Rússia, o ex-militar Paul Whelan, não foi incluído na troca. "Mesmo que não tenhamos conseguido garantir a libertação de Paul, nunca desistiremos", garantiu Biden. 

Em um comunicado, sua família disse que estava "feliz" por Riner, mas "ainda arrasada" com a permanência de Whelan em uma prisão russa antes do Natal, que a família passará "pela quarta vez" sem ele. 

Detido em dezembro de 2018 na Rússia, foi condenado em 2020 a 16 anos de prisão por “espionagem”, pena que o ex-militar denunciou como forjada.

 "Senhor da guerra"

 A atleta negra de 32 anos, bicampeã olímpica, foi presa em fevereiro em um aeroporto de Moscou com um cigarro eletrônico e um líquido que continha maconha, produto proibido na Rússia. 

Ela explicou que o usava para acalmar as dores relacionadas aos treinos intensivos de basquete, mas em agosto foi condenada a nove anos de prisão. 

Depois que seu recurso foi rejeitado, ela foi transferida em novembro para uma colônia penal em Mordóvia, no centro da Rússia. Seus seguidores sempre denunciaram que a atleta era uma espécie de refém de Moscou para barganhar com Washington em meio ao conflito na Ucrânia. 

O nome de Viktor Bout foi mencionado no verão boreal (inverno no Brasil).

Famoso traficante de armas russo preso na Tailândia em 2008, foi condenado a 25 anos de prisão nos Estados Unidos. 

Apelidado de "traficante da morte", sua carreira serviu de inspiração para o filme "O Senhor da Guerra", no qual Nicolas Cage interpreta um cínico traficante de armas.

Americanos e russos se acusam mutuamente das prisões por motivos políticos. 

Várias trocas de prisioneiros já ocorreram no passado. 

Em abril, o ex-fuzileiro naval americano Trevor Reed, condenado a nove anos de prisão na Rússia por atos de violência - que sempre negou - foi trocado pelo piloto russo Konstantin Yaroshenko, preso nos Estados Unidos desde 2010 por acusações de tráfico de drogas em conexão com as Farc colombianas.