Ana Priscila Azevedo foi presa em Luziânia, no Entorno do DF, por ordem do STF. Nas redes sociais, ela indicou ações violentas na capital e incitou bolsonaristas para 'tomada de poder'.

Por Isabela Camargo, Matheus Moreira e Iana Caramori, GloboNews e g1

Ana Priscila Azevedo foi presa, nesta terça-feira, pela PF — Foto: Reprodução
1 de 3 Ana Priscila Azevedo foi presa, nesta terça-feira, pela PF — Foto: Reprodução

Ana Priscila Azevedo foi presa, nesta terça-feira, pela PF — Foto: Reprodução

A Polícia Federal (PF) prendeu, na tarde desta terça-feira (10), Ana Priscila Azevedo, filmada participando dos atos terroristas de domingo (8), em Brasília. Ela foi detida por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF), em Luziânia, no Entorno do Distrito Federal, e trazida para a capital.

Ana Priscila é apontada pela investigação como uma das organizadoras dos atos em Brasília. Nas redes sociais, ela sugeriu ações violentas na capital e incitou bolsonaristas para uma "tomada de poder" (veja mais abaixo).

LEIA TAMBÉM:

Apesar de ter sido presa só na terça, após trabalho de investigação, Ana Priscila aparecia em vídeos no acampamento golpista no Quartel-General do Exército, em Brasília. Até a última atualização desta reportagem, o g1 não tinha conseguido contato com a defesa.

No dia dos ataques, Ana Priscila aparece (foto em destaque) perto da rampa do Congresso Nacional, um dos lugares atacados pelos terroristas. Há também imagens que mostram a mulher dentro do Palácio do Planalto durante a invasão.

Ana Priscila Azevedo (à direita) durante invasão ao Palácio do Planalto, em Brasília — Foto: Reprodução

Convocação nas redes

Um dia antes dos atos terroristas, a bolsonarista fez uma publicação em uma rede social em que afirma que o Brasil iria "parar" e que os três poderes seriam "sitiados".

Em um grupo de Telegram criado em dezembro, Ana Priscila Azevedo convocava os quase 30 mil membros a irem para Brasília. Ela cita, no dia 6 de janeiro, "caravanas vindas de todo o Brasil" e diz que "a Babilônia vai cair".

Ana Priscila Azevedo é suspeita de participar de ataques terroristas em Brasília — Foto: Twitter/Reprodução

Um vídeo compartilhado por Azevedo mostra golpistas carregando um ônibus com garrafas de água. Na legenda do vídeo, a administradora do grupo diz que não colocará datas e locais "para dificultar a ação do inimigo".

Outro vídeo mostra o ônibus que foi carregado com mantimentos e diz que em 6 de janeiro um grupo de golpistas deixou Sorocaba para ir à Brasília. "Estão vindo tomar o poder", diz texto publicado por Azevedo.

Também há vídeos indicando ônibus com golpistas saindo de Jundiaí e Mogi das Cruzes, em São Paulo, Londrina e Umuarama, no Paraná, Tangará da Serra, no Mato Grosso.

Resumo dos ataques

Vândalos apoiadores de Jair Bolsonaro invadem teto do Congresso, na Praça dos Três Poderes

Vândalos apoiadores de Jair Bolsonaro invadem teto do Congresso, na Praça dos Três Poderes

Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.