Vacinação contra a Covid-19 em Manaus — Foto: Henrique Silva/Semsa
1 de 1 Vacinação contra a Covid-19 em Manaus — Foto: Henrique Silva/Semsa

Vacinação contra a Covid-19 em Manaus — Foto: Henrique Silva/Semsa

Após o período do feriado do Carnaval 2023, Manaus reabre os pontos de vacinação contra a Covid-19 nesta quinta-feira (23). Serão 75 unidades postos de saúde até a sexta-feira (24).

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), durante a semana, as unidades funcionam no horário regular, das 8h às 16h, e também nas de horário ampliado, que atendem até as 20h.

A população pode conferir os endereços e horários de funcionamento no site da semsa.manaus.am.gov.br, pelo link bit.ly/localvacinacovid19.

A população pode tomar a 1ª, 2ª, 3ª e 4ª doses conforme o esquema vacinal individual, que pode ser consultado na plataforma Imuniza Manaus (imuniza.manaus.am.gov.br) inserindo o número do CPF. A quinta dose está liberada para pessoas imunossuprimidas a partir dos 18 anos que tomaram a quarta dose há quatro meses ou mais tempo.

Uma das novidades mais recentes da campanha de vacinação contra a Covid-19 é a incorporação da vacina bivalente ao esquema vacinal dos idosos a partir dos 60 anos, puérperas, gestantes e pessoas com doenças imunossupressoras, indígenas, quilombolas, ribeirinhos, residentes e trabalhadores em instituição de longa permanência que já tenham tomado a segunda dose das vacinas monovalentes ou qualquer dose reforço há, pelo menos, quatro meses.

Como o próprio nome indica, a particularidade deste imunobiológico é sua atuação na produção de anticorpos para duas cepas: a cepa original do coronavírus e uma proteção específica para as variantes da ômicron.

Proteção infantil

De acordo com a Semsa dos 75 pontos de vacinação, 35 pontos são direcionados ao público infantil, de 5 a 11 anos. As crianças podem iniciar o seu esquema vacinal com a Pfizer pediátrica, que compreende duas doses, e também podem receber a dose de reforço.

As crianças de 6 meses a 4 anos de idade estão sendo protegidas com a Pfizer Baby, que compreende o esquema inicial de três doses.ra evitar o desperdício de doses a oferta desses dois imunizantes está concentrada em 14 unidades básicas.

Documentos exigidos

Para receber a vacina, os usuários precisam apresentar documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS) e também o cartão de vacina. No caso de crianças e adolescentes é necessário o acompanhamento de um adulto responsável.