Nessa segunda-feira (6), Aloizio Mercadante tomou posse como presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Durante a cerimônia, o presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) informou que o banco dará atenção especial para os micro e pequenos empreendedores. Para isso, deve oferecer financiamento para esse público.

publicidade
Lula anuncia programa de financiamento para micro e pequenos empreendedores
Lula anuncia programa de financiamento para micro e pequenos empreendedores (Imagem: FDR)

No discurso de posse de Mercadante no BNDES, Lula lembrou que nos seus dois últimos mandatos houve a liberação de verba para pequenas empresas. Ainda assim, segundo o próprio presidente, quantia insuficiente perto do que realmente era necessário. Agora, os micro e pequenos empreendedores devem ganhar atenção especial com o repasse de verbas e programas especiais.

“Agora é importante ter a clareza que o BNDES deve privilegiar o financiamento de micro e pequenos empreendedores, para dar um salto na produção e crescimento econômico do País”, disse Lula.

publicidade

Ao discursar, o presidente aproveitou para criticar seu oponente e antigo chefe da União, Jair Bolsonaro (PL). Ele lembrou que enquanto em 2010 durante o seu governo foram liberados R$ 168 bilhões do BNDES, em 2021 apenas R$ 54 bilhões foram repassados. “O BNDES precisa urgentemente voltar a ser o banco indutor do crescimento econômico desse país“, defendeu Lula.

Financiamento para micro e pequenos empreendedores

Ao formalizar sua empresa, e abrir um CNPJ, independente do regime adotado, o cidadão ganha o direito de criar uma conta empresa. A partir disso, pode receber benefícios como a solicitação de crédito financeiro, redução de tarifas, entre outros. Para os micro e pequenos empreendedores é interessante conseguir mais recursos para investir no seu pequeno negócio. 

Até mesmo porque, esses empresários precisam sobreviver com a cobrança de tributos, pagamento de fornecedores, arcar com o salário de possíveis funcionários, além de deixar dinheiro em caixa. Pensando nisso, um financiamento oferecido pelo BNDES pode ser a solução para levantar e até salvar pequenas empresas.

Lula disse que o que não pode é emprestar dinheiro para quem não tem poder de pagar. Mas para os demais isso deve ser feito, inclusive disse que essa é a função dos bancos públicos, como o BNDES, a Caixa Econômica e o Banco do Brasil.