Polícia Federal apreende 1 tonelada de tambaquis — Foto:  Divulgação/PF
1 de 1 Polícia Federal apreende 1 tonelada de tambaquis — Foto: Divulgação/PF

Polícia Federal apreende 1 tonelada de tambaquis — Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal no Amazonas (PF-AM) apreendeu 1 tonelada de tambaquis de procedência ilegal, nas proximidades do porto de Santo Antônio do Içá. De acordo com o órgão, o peixe estava com um ex-vereador de um município do Amazonas.

A apreensão ocorreu na sexta-feira (3), por volta das16h30, durante patrulhamento no Rio Solimões. informações foram divulgadas nesta terça-feira (7).

A PF afirmou que o pescado estava congelado dentro de um frigorífero fluvial. "Os tambaquis estavam sob posse de um homem, que se identificou como filho do dono do frigorífero e ex-vereador de município do interior do Amazonas", informou a Polícia Federal, sem especificar o nome do ex-vereador.

Segundo a PF, os policiais federais constataram que os peixes foram pescados no período de defeso, que vai até o dia 31 de março de 2023. "Não havia nenhum documento que permitisse a venda de peixes no local".

O defeso é estabelecido pelos órgãos de fiscalização. No período, fica proibida a pesca de alguns peixes da região. A medida busca evitar o desaparecimento das espécies.

O ex-vereador preso foi encaminhado para a Delegacia da Polícia Federal de Tabatinga, para prestar esclarecimentos. Se o crime ambiental for comprovado, o homem poderá ser condenado a até três anos de prisão ou a multa, ou às duas penas cumulativamente.

De acordo com a PF, as investigações tentam identificar a origem do pescado e os demais envolvidos no crime.

Crime ambiental

No Amazonas, a atividade pesqueira de tambaqui é autorizada apenas pelo Ibama em determinadas áreas, como locais de manejo com considerável quantidade de tambaqui em relação ao número de indivíduos adultos daquela região.