Gato com esporotricose animal em Manaus. — Foto: Valdo Leão/Divulgação Semcom
1 de 1 Gato com esporotricose animal em Manaus. — Foto: Valdo Leão/Divulgação Semcom

Gato com esporotricose animal em Manaus. — Foto: Valdo Leão/Divulgação Semcom

O amazonas registrou 30 casos de esporotricose em humanos nos dois primeiros meses de 2023, segundo a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM). O órgão faz um monitoramento da situação da doença, que afeta animais e pessoas no estado.

De acordo com a FVS-AM, em janeiro e fevereiro de 2022, foram registrados 25 casos de esporotricose em humanos. Em todo o ano de 2022, foram registrados 236 casos de esporotricose em humanos no Amazonas.

Esporotricose

A esporotricose é uma infecção fúngica que afeta animais e pessoas, e pode causar lesões na pele, nos ossos e nos pulmões. É causada pelo fungo Sporothrix, que pode ser encontrado naturalmente em solo, madeira e plantas.

A esporotricose é uma Doença de Notificação Compulsória (obrigatória) Com isso, é possível monitorar o cenário e evitar o avanço dos casos.

“Enquanto Estado, há o monitoramento da doença para que seja possível evitar surtos da doença e visando, também, a tomada de medidas para prevenção”, afirma a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

No Amazonas, as ações são realizadas pela Gerência de Zoonoses do Departamento de Vigilância Ambiental da FVS-RCP.

Na abrangência estadual, o combate da esporotricose é realizado pela coordenação estadual das atividades de prevenção à saúde das secretarias municipais de saúde e respectivas coordenações de Vigilância em Saúde, especificamente para zoonoses.

Fórum em Manaus

Nesta sexta-feira (24), a FVS-RCP participa do 1º Fórum Municipal de Zoonoses com foco na Esporotricose realizado, pela Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa/Manaus), no Auditório Isabel Victória do Carmo Ribeiro, da Prefeitura Municipal de Manaus, no bairro Compensa, Zona Oeste de Manaus.

A iniciativa compreende os protocolos de atendimentos de pacientes, as ações de prevenção e controle e as estratégias adotadas por outros estados para o enfrentamento da doença.

Coordenações municipais de zoonoses do entorno de Manaus foram convocados para o evento, como Careiro, Careiro da Várzea, Iranduba, Itacoatiara, Itapiranga, Manacapuru, Manaquiri, Novo Airão, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva e Silves.