Aos 71 anos, indígena emite certidão de nascimento em aldeia no interior do AM

Aos 71 anos, indígena emite certidão de nascimento em aldeia no interior do AM


Em sua língua materna, Doroteia disse estar feliz em tirar o documento. — Foto: Divulgação
1 de 1 Em sua língua materna, Doroteia disse estar feliz em tirar o documento. — Foto: Divulgação

Em sua língua materna, Doroteia disse estar feliz em tirar o documento. — Foto: Divulgação

Aos 71 anos, a agricultora Doroteia Carlos emitiu a certidão de nascimento e a primeira via do RG. Ela é do povo Baniwa, residente na aldeia Trindade, em São Gabriel da Cachoeira, e foi uma das 430 beneficiárias por uma ação, que está levando os serviços cidadania a indígenas aldeados na calha do rio Negro.

A ação da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) tem o intermédio da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn) nos atendimentos, pois poucos indígenas falam a língua portuguesa, e acontece em parceria da Fundação Estadual do Índio (FEI).

Em sua língua materna, a agricultora disse estar feliz em tirar o documento e poder ter acesso a serviços socioassistenciais e aos benefícios dos governos estadual e federal.

Além dela, outros 301 indígenas tiraram a primeira via do RG, e 128 a segunda via. Durante a ação, Doroteia emitiu também a certidão de nascimento.

Composta por seis servidores da Sejusc, a equipe esteve na terça (28) e na quarta-feira (1º) em São Gabriel da Cachoeira. A próxima cidade a receber a ação é Santa Isabel do Rio Negro (distante 630 quilômetros da capital), finalizando os atendimentos em Barcelos (a 399 quilômetros de Manaus).

Os beneficiários são os indígenas dos povos Hupda e Yuhupde, residentes nas aldeias das adjacências.

Postar um comentário

0 Comentários