O presidente Lula durante encontro com o alto comando da Marinha nesta quarta-feira (15) — Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República
1 de 1 O presidente Lula durante encontro com o alto comando da Marinha nesta quarta-feira (15) — Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

O presidente Lula durante encontro com o alto comando da Marinha nesta quarta-feira (15) — Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

Depois de se reunir com militares da Marinha, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), assim que voltar de sua viagem à China, vai ter encontros semelhantes ao desta quarta-feira (15) com Aeronáutica e Exército.

As reuniões fazem parte da estratégia do Palácio do Planalto de pacificar as relações com as Forças Armadas, que estavam tensas desde a transição e no início do governo.

De outro lado, as Forças Armadas também fazem gestos para reduzir tensões.

Marinha, por exemplo, mandou um comunicado a seus militares lembrando que a Constituição proíbe que eles sejam filiados a partidos políticos e solicitando que chequem se estão nesta condição. Estando, precisam se desfiliar imediatamente. A Marinha identificou alguns de seus integrantes com filiação partidária.

Exército, por sua vez, não vai mais divulgar notas para "celebrar" o dia 31 de março, data do golpe militar de 1964.

Em outra frente, o Ministério da Defesa acertou com as três forças – ExércitoMarinha Aeronáutica – um projeto, encaminhado nos últimos dias ao Palácio do Planalto, determinando que:

  1. militares que decidirem se candidatar em eleições não podem mais voltar à sua Força e devem ir para a reserva
  2. militares que assumirem ministérios também têm de ir para a reserva e não podem permanecer na ativa

As iniciativas das Forças Armadas seguem a estratégia negociada entre o ministro da Defesa, José Múcio, e os comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica, de despolitizar os quartéis, depois que o ex-presidente Jair Bolsonaro buscou trazer de volta os militares para a política.

Bolsonaro fazia questão de dizer que as Forças Armadas tinham, inclusive, um poder moderador e poderiam fazer uma intervenção em caso de crise entre os Três Poderes, algo que não tem respaldo na Constituição.

A proposta será encaminhada ao Congresso Nacional. Ainda está em análise se na forma de Proposta de Emenda Constitucional (PEC) ou projeto de lei. A expectativa é que seja aprovada ainda neste ano.

Nesta quarta-feira (15), Lula almoçou em Brasília com o comando da Marinha, junto com o ministro da Defesa, José Múcio.

Criticado por petistas no início do governo, Múcio hoje é elogiado no Palácio do Planalto por ter tido "sangue frio" e adotado uma estratégia de negociar e baixar a temperatura na relação de Lula com as Forças Armadas.