Comitiva do presidente Lula em Foz do Iguaçu  — Foto: José Roberto/ RPC Foz do Iguaçu
1 de 1 Comitiva do presidente Lula em Foz do Iguaçu — Foto: José Roberto/ RPC Foz do Iguaçu

Verri foi confirmado para o cargo no Diário Oficial da União da última sexta-feira (10). Ele assume o lugar do almirante Anatalício Risden Junior, indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, que teve a exoneração publicada no mesmo ato.

Verri renunciou ao mandato de deputado federal pelo Paraná para assumir o cargo de diretor-geral brasileiro de Itaipu. Ele foi o 17º candidato a deputado federal mais votado no Paraná e obteve 95.171 votos.

O Brasil divide a hidrelétrica com o Paraguai. O lado brasileiro da usina fica em Foz do Iguaçu. A Itaipu é a segunda maior usina hidrelétrica do mundo. A usina utiliza a água que vem da bacia do Rio Paraná para a produção de energia.

Quem é Enio Verri

Economista, Verri é especialista em teoria econômica, mestre em economia e doutor em integração da América Latina pela Universidade de São Paulo (USP).

Em 2022, Enio Verri foi reeleito deputado federal com 95.171 votos. Ele é natural de Maringá, na região norte.

Ele tem tem 61 anos e foi eleito para o terceiro mandato consecutivo como deputado federal nas últimas eleições. Antes, foi deputado estadual do Paraná por dois mandatos (2007-2014).

Na Câmara dos Deputados, teve passagens por comissões como a de Finanças e Tributação e a de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços.

Antes da política, Verri foi professor de economia na Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Em cargos públicos, foi secretário municipal de fazenda da Prefeitura Municipal de Maringá (2001-2003); Secretário municipal de governo (2003-2004); e secretario de estado de planejamento, no Governo do Paraná, entre 2007 e 2010.