Dicas de como garantir um sono de qualidade — Foto: Divulgação
1 de 3 Dicas de como garantir um sono de qualidade — Foto: Divulgação

Dicas de como garantir um sono de qualidade — Foto: Divulgação

O professor de medicina Colin Espie, especialista em qualidade do sono na Universidade de Oxford, afirmou que a depressão tem duas vezes mais chances de se desenvolver em pessoas que têm insônia ou má qualidade do sono. O alerta foi feito na data em que se comemora o Dia Mundial do Sono.

“As consequências de um sono ruim podem ser devastadoras para as pessoas. A depressão, por exemplo, tem duas vezes mais chances de se desenvolver em pessoas que têm insônia e sono ruim. [Não ter um sono de qualidade] é um fator de risco para problemas de saúde física, como diabetes e doenças cardiovasculares. Precisamos colocar o sono junto com dietas e exercícios como um dos pilares da saúde”, disse o especialista.

Colin Espie afirmou ainda que o sono é o principal fornecedor natural de saúde física, emocional e cognitiva para os seres humanos. Para ele, existe a necessidade de colocar o bom sono “no centro de nossas vidas”.

"Meus '5 princípios' de boa saúde do sono são que devemos valorizar, priorizar, personalizar, confiar e proteger nosso sono. Não se trata apenas de limitar a cafeína e ter camas confortáveis, precisamos colocar um bom sono no centro de nossas vidas. Se não temos boas noites, geralmente não desfrutamos de bons dias", afirmou Espie.

Veja também