Deslizamento de terra deixa vítimas em Manaus.  — Foto: Semcom
1 de 5 Deslizamento de terra deixa vítimas em Manaus. — Foto: Semcom

Das oito vítimas retiradas dos escombros, quatro adultos e quatro crianças. As buscas por desaparecidos foram encerradas durante a manhã de segunda (13).

O caso ainda não foi completamente esclarecido e, nesta reportagem, o g1 reúne as principais informações e dúvidas sobre a tragédia.

Confira o que se sabe e o que falta saber sobre o caso

  1. Onde fica o local?
  2. A área já era monitorada pela prefeitura?
  3. Quantas famílias moravam no local?
  4. Quantas vítimas?
  5. Quantos sobreviventes?
  6. Quantas casas foram atingidas?
  7. Todos eram venezuelanos?
  8. O que causou o deslizamento?
  9. O que a prefeitura de Manaus vai fazer?
  10. Onde estão os desabrigasdos?

1. Onde fica o local?

O local é localizado no bairro Jorge Teixeira, na Zona Leste de Manaus. A comunidade não tinha um nome oficial e nem era reconhecida pelo poder público como área de moradia. Os moradores batizaram o espaço de "Comunidade Pingo D'Água", mesmo nome da única rua que dá acesso ao lugar.

2. A área já era monitorada pela prefeitura?

Metade das vítimas de deslizamento de terra em Manaus eram venezuelanas. — Foto: Patrick Marques/g1 AM

A área onde ocorreu o deslizamento de terra não era monitorada para possíveis tragédias, de acordo com a Prefeitura de Manaus.

Segundo a prefeitura, o local era mapeado, mas não fazia parte das áreas de "risco 4", ou seja, que tem o risco iminente de desabar e, por conta disso, recebem monitoramento constante pelos órgãos. O local era considerado de "risco 2", ou seja, com baixas chances de uma tragédia iminente.

3. Quantas famílias moravam no local?

Famílias atingidas pelo deslizamento estão com móveis na rua — Foto: Rede Amazônica

De acordo com a Prefeitura de Manaus, 102 famílias moravam no local.

4. Quem eram as vítimas?

Vítimas deslizamento Manaus — Foto: Divulgação

Oito pessoas morreram devido o deslizamento, sendo quatro adultos e quatro crianças - cinco do sexo masculino e três do sexo feminino -. Todos os mortos já foram identificados pelas famílias.

As outras vítimas da tragédia eram mãe e filha, que foram encontradas abraçadas. Pai e filho, de outra família, também foram encontrados nos escombros.

Sobreviventes relataram que as vítimas tentaram fugir do local, mas foram atingidas pelos escombros. Veja quem são as vítimas:

  • Jucicleia Barbosa de Lima, de 31 anos, foi identificada pela mãe, a aposentada Maria das Graças. A filha da vítima também morreu no deslizamento.
  • Heloiza Barbosa, de 7 anos, é filha de Julcicleia. A criança também foi retirada dos escombros e identificada pela avó, Maria das Graças. Mãe e filha serão veladas em uma igreja no bairro Jorge Teixeira, próximo ao local do deslizamento.
  • Cleberson Nunes Barbosa, de 34 anos, foi identificado pela família durante a madrugada.
  • Caleb Mendes Nunes, de 7 anos, foi encontrado morto no local. A vítima é filho de Cleberson. Pai e filho serão velados na Igreja Missionária de Aliança e Milagre, no bairro Jorge Teixeira, também nas proximidades de onde ocorreu a tragédia.
  • Rosmig Yelena Salazar, 43 anos, de origem venezuelana, morreu ao tentar sair da casa com o filho e sobrinhos.
  • Ilan Frango Corales, 35 anos, imigrante venezuelano, sobrinho de Rosming, morreu enquanto saía de casa com o filho. Morava na residência ao lado da tia.
  • Israel Jonniel Frango, 7 anos, filho de Ilan e sobrinho de Rosming, morreu enquanto saía de casa com o pai.
  • Dainelson Rosniel Alvorada, 4 anos, filho de Rosming, morreu ao lado da mãe, enquanto tentavam sair do local.

5. Quantos sobreviventes?

Não há informações sobre o número exato de sobreviventes do deslizamento.

6. Quantas casas foram atingidas?

De acordo a Prefeitura da capital, 20 casas foram atingidas diretamente pela tragédia. No entanto, como a área oferece risco, mais de 100 famílias foram retiradas do local e do entorno.

7. Todos eram venezuelanos?

Não se sabe. No entanto, segundo moradores, a comunidade tem cerca de cinco anos e é formada, majoritariamente, por famílias venezuelanas que vieram para a capital do Amazonas fugindo da crise política instalada no país de origem.

8. O que causou o deslizamento?

Metade das vítimas de deslizamento de terra em Manaus eram venezuelanas. — Foto: Patrick Marques/g1 AM

Também ainda não se sabe. No entanto, segundo o Prefeito de Manaus, David Almeida, na parte de cima do barranco que desabou havia uma lixeira viciada que teria contribuído para o desgaste do solo, e resultou no deslizamento.

De acordo com Almeida, a forte chuva que caiu na cidade durante o domingo (13), somada ao acúmulo de lixo na encosta fez com que o barranco cedesse sobre as casas.

9. O que a prefeitura de Manaus vai fazer?

A Prefeitura de Manaus apontou que na Rua Pinto D’Água, local onde ficava a ocupação, serão realizados serviços de contenção de erosão e recuperação para evitar mais tragédias. Na segunda-feira (13), equipes da força-tarefa da prefeitura realizam a interdição do espaço para o início das obras.

As famílias que moravam no local e foram desalojads irão receber o Auxílio Aluguel e estão alocadas na Escola Municipal Helena Augusta Walcott, localizada na Avenida Itaúba, bairro Jorge Teixeira.

g1 procurou a prefeitura para saber o que será feito da área que foi atingida e aguarda retorno.

10. Onde estão os desabrigados?

O moradores desabrigados estão alojados na Escola Municipal Helena Augusta Walcott, onde estão recebendo auxílio do poder publico. A escola é ponto de doação e podem receber alimentos não perecíveis, água, produtos de higiene, produtos de limpeza, roupas e calçados, em bom estado.