Pontífice estava internado desde quarta-feira (29) com quadro de bronquite infecciosa. Vaticano informou que Francisco vai presidir missa do Domingo de Ramos.

Por g1 — São Paulo

Papa Francisco tem alta de hospital após tratar bronquite infecciosa

Papa Francisco tem alta de hospital após tratar bronquite infecciosa

papa Francisco recebeu alta do hospital na manhã deste sábado (1º), e já está no Vaticano. O pontífice estava internado desde quarta-feira (29) em um hospital em Roma, depois de ser diagnosticado com bronquite infecciosa.

Ao ter alta, ele brincou: "Ainda estou vivo".

A informação foi confirmada pelo Vaticano.

Papa Francisco escreve no gesso de um menino ao deixar o hospital no qual esteve internado em Roma para tratar bronquite infecciosa, em 1º de abril de 2023. — Foto: Gregorio Borga/ AP

Papa Francisco acena ao deixar hospital em Roma após internação para tratar bronquite infecciosa, em 1º de abril de 2023. — Foto: Remo Casilli/ Reuters

O Vaticano também informou mais cedo neste sábado que o papa iria para casa após a alta do hospital. No domingo (2), ele irá presidir a missa do Domingo de Ramos, que abre as celebrações da Semana Santa - uma das datas mais importantes para o cristianismo - e será realizada na Praça São Pedro.

Francisco foi acompanhado por uma equipe médica nos últimos dias, que resolveu dar alta ao papa após avaliar exames feitos na sexta-feira (31). Ele chegou a comer pizza com os médicos na noite de quinta-feira (30), também segundo o Vaticano.

Ainda na sexta, o Vaticano havia divulgado que o papa se sentia melhor e que chegou a batizar um bebê que estava na ala oncológica pediátrica do hospital.

Saúde do papa

Francisco comemorou dez anos de papado em março. Antes de ser internado, na quarta-feira, ele participou da audiência geral, na Praça de São Pedro, onde apareceu sorrindo enquanto cumprimentava fiéis.

Fotógrafos da agência de notícias AFP relataram que, durante o evento, o papa se movimentava com dificuldade e parecia sentir fortes dores.

Francisco, que usa cadeira de rodas desde maio de 2022 devido a dores no joelho direito, passou 10 dias no hospital em julho de 2021 para uma operação de cólon.

O papa explicou mais tarde que a operação o deixou com sequelas e que ele decidiu descartar uma cirurgia no joelho.

Já se sabia que Francisco sofre de uma dor ciática crônica que o obriga a mancar, motivo pelo qual ele teve que renunciar às cerimônias oficiais em algumas ocasiões.