Operação da Receita Federal apreende 64 contêineres com mais de dois mil toneladas de minério suspeito em Manaus

Operação da Receita Federal apreende 64 contêineres com mais de dois mil toneladas de minério suspeito em Manaus


Carga foi apreendida no Porto de Manaus.  — Foto: Receita Federal
1 de 1 Carga foi apreendida no Porto de Manaus. — Foto: Receita Federal

Carga foi apreendida no Porto de Manaus. — Foto: Receita Federal

A Receita Federal apreendeu 64 contêineres com 2,5 toneladas de minério suspeito no Porto de Manaus. A apreensão foi feita durante uma operação de rotina que terminou nessa quinta-feira (20). A carga tinha como destino à China.

A ação foi comandada pelo Serviço de Vigilância e Repressão ao Combate ao Contrabando e Descaminho da Alfândega (SEREP) e, segundo o órgão, há suspeitas de que o minério tenha sido extraído ilegalmente da Amazônia.

A carga foi originalmente identificada como Ilmenita, mas, de acordo com a Receita, somente após perícia é que a fiscalização terá a certeza de que material se trata.

Na apreensão realizada os exportadores não conseguiram comprovar a regular aquisição das cargas. Os documentos apresentados à fiscalização, como outorga de lavra garimpeira, nota fiscal de compra e conhecimento de transporte, não eram condizentes com a natureza dos produtos e com a operação logística que estava sendo feita.

Caso seja confirmado que a carga foi extraída ilegalmente, os responsáveis podem responder por crimes de usurpação de bem público, extração de recursos minerais sem a permissão legal, tentativa de contrabando, e falsidade ideológica. Somadas, as penas podem chegar até 15 anos de reclusão.

Operação soma 100 contêineres retiros

Em menos de um mês a Receita Federal já soma 100 contêineres retidos em Manaus, totalizando mais de 4 mil toneladas de minério que podem ter sido extraídos de áreas proibidas ou não autorizadas, como reservas indígenas, áreas de proteção ambiental e terras de propriedade da União.

Postar um comentário

0 Comentários