Gree Brasil inaugura laboratório psicrométrico em Manaus para medir eficiência de ar-condicionados

Gree Brasil inaugura laboratório psicrométrico em Manaus para medir eficiência de ar-condicionados


A multinacional chinesa investiu cerca de R$ 300 milhões no laboratório. Anteriormente, os testes de efetividade dos aparelhos eram feitos por dois laboratórios conveniados ao Inmetro fora da cidade de Manaus

Jefferson Ramos
online@acritica.com
 (Foto: Jeiza Russo/A CRÍTICA)

(Foto: Jeiza Russo/A CRÍTICA)

A Gree Brasil inaugurou nesta quarta-feira (21) a planta fabril no Polo Industrial de Manaus (PIM) o laboratório psicrométrico usado pela marca chinesa para medir a eficiência dos aparelhos de ar-condicionado produzidos no país.

A multinacional chinesa investiu cerca de R$ 300 milhões no laboratório. Anteriormente, os testes de efetividade dos aparelhos eram feitos por dois laboratórios conveniados ao Inmetro fora da cidade de Manaus.

O evento que marcou o início das operações do laboratório psicrométrico teve a presença do superintendente adjunto de projetos da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), José Marques, representando o superintendente Bosco Saraiva, Thiago Rodrigues e da diretoria de ar-condicionado da Eletros, Thiago Rodrigues.

(Foto: Jeiza Russo/A CRÍTICA)

A cúpula da Gree chinesa localizada em Zhuhai também participou da inauguração do laboratório.

Agora, com o investimento, a Gree terá condições de realizar testes nos aparelhos na própria fábrica de Manaus. Porém, a parceria com os laboratórios se manterá para que a multinacional compare os testes feitos pela empresa com os dos laboratórios independentes.

(Foto: Jeiza Russo/A CRÍTICA)

Fábrica em Manaus

(Foto: Jeiza Russo/A CRÍTICA)

Atualmente, a empresa emprega em Manaus aproximadamente 1,2 mil funcionários. A planta fabril de Manaus é responsável por fabricar ar-condicionadores de 9.000 a 60.000 BTUs do tipo split.

Segundo Joseney Vicente, coordenador de pesquisa e desenvolvimento da Gree Brasil, a obra iniciou ainda durante a pandemia de COVID-19 no ano de 2020.

"Os testes feitos neste laboratório visam entender como o aparelho de ar-condicionado funcionará em um ambiente real, como, por exemplo, a residência de consumidores. É por meio desse teste de eficiência que o Inmetro certifica o consumo de energia dos aparelhos", explicou o coordenador.

Depois da China, a Zona Franca de Manaus (ZFM) é o segundo maior mercado produtor de ar-condicionado do mundo, tendo a Gree como a maior produtora de ar-condicionados no mundo.

A empresa atua no PIM há 23 anos. Por conta do processo de nacionalização da produção, exigida pela legislação do Processo Produtivo Básico (PPB), a Gree aumentou gradativamente a produção de ar-condicionado no Brasil.

A Gree Brasil tem sede em Manaus e em São Paulo, onde fica localizada a parte administrativa e de comunicação da marca chinesa.

Postar um comentário

0 Comentários