/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2013/06/13/taisa_arruda_22_1.jpg)
Massa de ar quente e seco predomina sobre RO — Foto: Taísa Arruda/G1
O inverno começa oficialmente nesta quarta-feira (21) para a maior parte do território brasileiro, mas em Rondônia, a estação ganha um nome diferente e é conhecida como 'Verão Amazônico'.
Se no resto do Brasil a população está tirando o casaco do guarda roupa, por aqui a tarefa é criar artimanhas para aguentar o calor e o tempo seco. Para te ajudar nessa missão, o g1 separou tudo que você precisa saber para aproveitar essa época do ano de forma segura (veja abaixo).
Período de estiagem
Segundo especialistas, uma das principais características do ‘Verão Amazônico’ é a diminuição das chuvas e o aumento da temperatura. É durante esse período que o tempo em todo o estado apresenta os níveis mais secos, devido à estiagem.
A partir do mês de junho é possível perceber que as chuvas passam a ser pancadas isoladas e, com a estiagem, o calor se intensifica elevando as temperaturas em todo o estado.
De acordo com o meteorologista da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (Otca), Diego Silva, o período de junho a setembro é caracterizado por ser o verão de Rondônia.
"Esse período é marcado pela diminuição das chuvas, resultando na exposição das "praias" dos rios, normalmente submersas durante a estação chuvosa. As temperaturas podem ser bastante altas, chegando a níveis extremos e a umidade relativa do ar tende a cair significativamente, muitas vezes ficando abaixo dos 30%", avaliou o especialista.
Fumaça também costuma atingir a capital rondoniense durante o verão — Foto: Rede Amazônica
Ainda segundo o especialista, com a diminuição das chuvas, há queda também nas superfícies aquosas que serviriam para alimentar a quantidade de vapor d'água na atmosfera através do processo de evaporação. Quanto menor a quantidade do vapor d'água na atmosfera, menor será a umidade relativa do ar e mais seco ele ficará.
0 Comentários