Porto Velho, RO - Com o objetivo de zerar a fila de espera por exames laboratoriais e de ultrassonografia oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Ouro Preto do Oeste, o Ministério Público de Rondônia realizou na última semana, uma reunião com os representantes da saúde pública no município.
Conforme salientou a Promotora de Justiça Marlúcia Chianca de Morais durante o encontro, desde a instauração do Procedimento Administrativo as filas com demandas reprimidas de dois anos já foram reduzidas consideravelmente, restando apenas fila do corrente ano.
Ficou estabelecido o prazo para que estas filas se encerrem, sendo dia 30 de setembro para os exames laboratoriais e 31 de outubro para exames de ultrassonografia.
Fomentada pela 1ª Promotoria de Justiça de Ouro Preto do Oeste, a reunião tratou também da quantidade de vagas prevista no concurso público para profissionais nas áreas de Enfermagem e Odontologia disponíveis para atender às demandas de todo o município, bem como da necessidade de se implementar mais um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) na cidade, tendo em vista a alta procura, principalmente do público infantojuvenil.
Foi debatido ainda sobre a importância de capacitação de profissionais que atuam diretamente no atendimento à população, ressaltando que já está prevista qualificação para os Agentes Comunitários de Saúde no mês de setembro.
Participaram da reunião o Secretário Municipal de Saúde, Peragibe Felix Pereira Júnior, o Assessor Jurídico da Prefeitura, Antônio Zenildo, a Presidente da Câmara dos Vereadores, Rosária Helena Oliveira Lima, a Coordenadora da Atenção Básica, Francielli Luiza Silva Malaquias, e os representantes dos laboratórios Clínica da Família, Clínica Doutor X e Laboratório Analisa.
Fonte: MP/RO
0 Comentários