A programação completa do evento pode ser conferida através do site da Campus Party Amazônia.
A edição em Manaus é realizada pela Fundação Rede Amazônica e conta com o apoio do Governo do Estado do Amazonas, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Prefeitura de Manaus.
Confira as áreas do evento:
Área Open
Área aberta ao público em geral.
Campus Play
A Campus Play é um espaço focado em falar de games de forma divertida, direta e profissional, mostrando que existe muito mais entre os games e o mercado. A área receberá diversas atrações entre palestras e atividades ligadas aos jogos digitais, e-sports, stream e a profissionalização do universo de games.
Além disso, o espaço sediará quatro Campeonatos de Games. Entre os torneios disponíveis estarão: League of Legends, Valorant e CSGO, além de uma etapa seletiva da Taça das Favelas Free Fire, organizada pela Federação Amazonense de eSports e a equipe STAFF. Os campeonatos acontecerão entre os dias 12 e 15 de outubro.
Printer Chef
A CPAmazônia receberá o “Printer Chef”, um campeonato gastronômico de pratos feitos com alimentos produzidos em impressora 3D. A competição que terá a parceria com a Startup BioEdTech contará com workshop sobre a impressão dos produtos no equipamento para na sequência os competidores produzirem seus pratos.
Divididos em quatro seletivas, duas por dia, os vencedores disputarão a grande decisão no dia 14 de outubro. Os pratos serão avaliados por chefs e influenciadores locais, que irão compor o júri. O vencedor receberá ingresso, com camping, para edição da CPBR16, além de passagem inclusa e vaga garantida para final da competição em São Paulo.
Campus Kids
A Campus Kids conta com apoio do Include, programa do Instituto Campus Party que monta laboratórios de robótica em regiões carentes do país com o objetivo de capacitar os jovens e promover uma maior inclusão tecnológica deles. O espaço foi pensado para demonstrar ao público uma amostra das atividades que são desenvolvidas diariamente nos laboratórios Include em todo o Brasil.
Dentro da programação estão as oficinas: ROBÔ INSETO, na qual os participantes poderão desbravar o universo dos insetos robôs e suas funções, ao final terão construído seu próprio robô, que poderão levar para casa; CONSTRUA UM MINI DRONE QUE VOA DE VERDADE, em parceria com a Drone Lab Brasil, será realizado um workshop para os participantes construírem seu próprio drone.
Além disso, os professores mostrarão como baixar, customizar e imprimir o corpo do drone, por meio das impressoras 3D; e ANIMABOT: SEU PRIMEIRO ROBÔ, é uma oficina que tem como objetivo ensinar a construir um robô em MDF que reproduz movimentos parecidos com um animal.
Arena de Drones
Já tradicional na Campus Party, a Arena de Drones terá novidades nesta edição. A grande novidade desta edição é o Criaturas Voadoras”, na qual a equipe do Drone Lab Brasil utilizará toda a expertise do laboratório maker para criar criatura como tubarão voador, pássaro robótico, um cubo Borg inspirado na série Star Trek.
O espaço também terá um momento de aprendizagem para que surjam novos pilotos que queiram trabalhar no mercado de drones, com a possibilidade da criação de network para que prestadores de serviços possam contratar os futuros profissionais especializados.
Palco Fábrica de empreendedores
O palco realizado em parceria com o Sebrae receberá palestras e painéis, de empresários, empreendedores, e outras personalidades de Manaus.
Simuladores
Todos os anos os simuladores são uma atração à parte dentro da área open da Campus Party. Dois simuladores de carro e um avião caça estarão disponíveis para o público na Open Campus.
Principais palestrantes
Arena
11/10 – Quarta-feira (What´s Next)
- 20h30 – Bruce Dickinson – De estrela do rock a empresário (From Rock Star to Businessman)
Juntamente com sua personalidade de líder do Iron Maiden, Bruce Dickinson possui uma infinidade de experiências em negócios, empreendedorismo, mentoria e pensamento criativo. Tudo isso o torna único em seus campos profissionais em constante expansão e muito requisitado para compartilhar os segredos de sua proficiência, percepção e conhecimento.
12/10 – Quinta-feira (Palco TecToy)
- 13h – Ana Carolina Silva, Fernanda Rosa, Yasmin Ribeiro e Amanda Oliveira – Apresentação do projeto INMOOV: O robô humanoide em desenvolvimento. O painel abordará detalhes fascinantes sobre um projeto open source na área de robótica. Nesta apresentação, os participantes poderão conhecer mais sobre o INMOOV, um robô humanoide que está em processo de desenvolvimento.
12/10 – Quinta-feira (Palco Petrobras)
- 14h10 – Rodrigo Dantas – ABC+ Agricultura de baixo carbono
Rodrigo vai apresentar o Plano ABC+ de uma forma mais objetiva e direta destacando: Por que da existência do plano? Quais são as tecnologias preconizadas? Por que essas tecnologias? Qual o foco das ações do plano? Quais as metas do plano? Qual a estratégia de implementação? Como será o monitoramento da execução das ações? Como será o monitoramento da evolução das metas?
12/10 – Quinta-feira (Palco Petrobras)
- 15h35 – Elloa Guedes – Inteligência artificial para melhorar o mundo
A palestra apresentará soluções de IA desenvolvidas em colaboração da autora junto a outros pesquisadores. Demonstram o uso de métodos avançados de Machine e Deep Learning para resolver problemas cotidianos, melhorar qualidade de vida, mitigar doenças, fortalecer a agricultura e outros domínios.
12/10 – Quinta-feira (What´s Next)
- 17h30 – Paulo Pontes – Preocupação em implementação de Inteligência Artificial
Em 2023 com a liberação do ChatGPT, o mercado não fala em outra coisa que não tenha pelo menos uma IA envolvida. Isso se aplica também a segurança da informação. Nesta palestra iremos explorar algumas preocupações para quem pretende usar, implementar ou criar uma IA.
12/10 – Quinta-feira (What´s Next)
- 20h20 – Ramon Pires – Maritalk: o Chatbot brasileiro
Descubra como a startup Maritaca AI pretende revolucionar a indústria de IA com a MariTalk, um chatbot com modelo de linguagem especializado na cultura brasileira. O quarteto por trás da Maritaca AI treinou o modelo que hoje supera o ChatGPT em tarefas da língua portuguesa, e quer colocar o Brasil na corrida das IAs generativas.
13/10 – Sexta-feira (What´s Next)
- 13h – José Mário Fraga Miranda – IndiMap.org – protegendo terras indígenas brasileiras em tempo real
O projeto IndiMap é uma plataforma inovadora que monitora e divulga em tempo real possíveis ilícitos ambientais nas Terras Indígenas Brasileiras. O projeto utiliza dados abertos para criar uma plataforma web e compartilhar informações nas redes sociais, destacando-se pela geração de imagens e vídeos que mostram a transformação das áreas afetadas. Operando de forma automatizada, o IndiMap garante a divulgação contínua das notificações sobre ilícitos ambientais, visando à proteção das florestas e das culturas indígenas do Brasil.
13/10 – Sexta-feira (What´s Next)
- 14h10 – Tulio Condé – Inovação no coração da Amazônia: o barco voador da AeroRiver
Nesta palestra, o Condé vai apresentar a tecnologia inovadora de um barco voador, inspirado nos ecranoplanos russos, com o propósito de revolucionar a logística na vasta região da Amazônia. Além disso, será mostrado o case da startup brasileira Aeroriver, que está desenvolvendo o "Volitan", o primeiro veículo de efeito solo do Brasil, projetado para atender às necessidades específicas da região amazônica. Será abordado também a evolução técnica, os desafios e soluções implementadas, enfatizando a combinação de design avançado, engenharia de ponta e sustentabilidade.
13/10 – Sexta-feira (Palco Petrobras)
- 16h50 – Jorge Amorim - Produção sustentável e descarbonização na Amazônia
O painel vai mostrar sobre o projeto feito pela Petrobras na Província Petrolífera de Urucu, que fica a 650 km a sudoeste de Manaus. Ali, a companhia construiu a Base de Operações Geólogo Pedro de Moura (BOGPM) e desenvolve atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural com total respeito ao meio ambiente, com foco na qualidade dos processos e atenção à saúde e segurança dos trabalhadores.
13/10 – Sexta-feira (Palco TecToy)
- 17h30 – Jesaias Arruda - Bemol Digital: Inovação e impacto social na Amazônia
A Bemol Digital é a frente de tecnologia da Bemol, a maior varejista da Região Norte, e tem o propósito de criar soluções inovadoras e de grande impacto social na Amazônia. Nessa palestra, iremos descobrir com a Bemol Digital tem contribuído para o desenvolvimento tecnológico e social da Região.
14/10 – Sábado (Palco Petrobras)
- 12h20 – João Fernandes – A sustentabilidade e inovação em grandes eventos da Amazônia
A palestra convida a pensar em novos formatos de eventos, trazendo cases de eventos culturais com grandes parceiros. Potencializando o impacto, novos materiais e possibilidades ainda maiores de imersão.
14/10 – Sábado (What´s Next)
- 14h10 – Philip Fearnside – Ameaças aos serviços ambientais da Amazônia
Serviços ambientais, como a reciclagem de água que é transportada para o sudeste brasileira pelos “rios voadores”, a manutenção de estoques de carbono que evitam que o aquecimento global passasse um ponto de não retorno, e a manutenção da biodiversidade, assim como os povos tradicionais da Amazônia, são ameaçados por desmatamento, incêndios florestais e mudanças climáticas. Embora perder estes serviços seria catastrófico para o Brasil, o país continua com obras e políticas que levam nesta direção.
Sobre a Campus Party
A Campus Party é a maior experiência tecnológica em Internet das Coisas, Blockchain, Cultura Maker, Educação e Empreendedorismo do mundo.
O evento conta hoje com mais de 550 mil campuseiros cadastrados em todo mundo, e já produziu edições em países como Espanha, Holanda, México, Alemanha, Reino Unido, Argentina, Panamá, El Salvador, Costa Rica, Colômbia e Equador. O evento está presente no Brasil há dez anos.
0 Comentários