CPAmazônia tem competição de gastronomia com alimentos feitos por impressora 3D

CPAmazônia tem competição de gastronomia com alimentos feitos por impressora 3D


CPAmazônia tem competição de Printer Chef — Foto: Hariel Fontenelle, g1 AM
1 de 6 CPAmazônia tem competição de Printer Chef — Foto: Hariel Fontenelle, g1 AM

CPAmazônia tem competição de Printer Chef — Foto: Hariel Fontenelle, g1 AM

Unindo tecnologia e gastronomia, a competição Printer Chef no Campus Party Amazônia desafia estudantes e apaixonados por culinária a usar criatividade e inovação para produzir um prato utilizando alimentos feitos por uma impressora 3D.

A dinâmica da competição conta com um workshop sobre a impressão de alimentos em impressora 3D - criada pela Startup Bio Edtech - para, em seguida, os competidores produzirem seus pratos. Na CPAmazônia, os participantes serão desafiados a utilizar ingredientes típicos da região.

CPAmazônia tem competição de Printer Chef — Foto: Hariel Fontenelle, g1 AM
2 de 6 CPAmazônia tem competição de Printer Chef — Foto: Hariel Fontenelle, g1 AM

CPAmazônia tem competição de Printer Chef — Foto: Hariel Fontenelle, g1 AM

De acordo com a pesquisadora em tecnologia Angela Oliveira, idelizadora do Printer Chef, a ideia da competição nasceu após estudar a fundo o uso da impressora 3D em alimentos. Durante sua pesquisa, ela percebeu que a ferramenta diminuía a crueldade animal, mas traria o mesmo gosto do alimento original.

"É saudável, é livre de agrotóxicos, porque quando você isola o macronutriente, pode reproduzir na impressora. A competição é a primeira do mundo a inovar no uso das impressoras 3D. Também podem vir a ser uma alternativa para o futuro, com uma abordagem mais saudável e criativa na alimentação. É incrível, é exatamente o mesmo gosto e textura", conta a idealizadora.

Em Manaus, 16 participantes disputarão quatro seletivas, nos dias 12 e 13 de Outubro. Em cada uma delas, saíra um vencedor que disputará a grande final da regional no sábado (14).

Nas baterias, os competidores terão que produzir um prato, utilizando um item impresso pela impressora 3D.

CPAmazônia tem competição de Printer Chef — Foto: Bianca Fatim, g1 AM

Durante a Campus Party Amazônia, este item será um alimento típico da região. Três jurados avaliarão as composições e elegeram o melhor. O público pode acompanhar e provar os alimentos durante o evento.

O vencedor da edição manauara disputará a final nacional na próxima edição da Campus Party Brasil que será realizada em 2024.

"É inovador e não tinha lugar melhor para realizar essa competição, se não na Campus Party, que reúne as inovações tecnológicas. Estamos muito felizes de fazer mais uma edição da competição", disse Ângela .

Ângela fez mistério quanto a todos os prêmios, mas em um deles, o ganhador poderá fazer um curso de gastronomia com um chefe renomado em Buenos Aires, na Argentina, com tudo custeado pela organização do evento.

Campus Party Amazônia

Campus Party Amazônia é realizada no Studio 5 em Manaus — Foto: Naaliel Rabelo/Divulgação

A Campus Party é o maior festival de tecnologia e empreendedorismo do mundo e é realizada pela primeira vez em Manaus. A expectativa é reunir mais de 100 mil pessoas em 5 dias de evento.

O evento já viajou mais de 30 países, e escolheu a Amazônia para ser palco de mais uma edição. Para um evento como este, a estrutura também precisa ser grandiosa.

1° dia da Campus Party Amazônia. — Foto: g1

De acordo com Ricardo Queiroz, diretor Campus Party, o evento vai oferecer um ambiente imersivo em tecnologia e criatividade.

No salão central do Studio 5, palcos e espaços de jogos ganham formas.

1° dia da Campus Party Amazônia. — Foto: Bianca Fatim/g1

No universos dos drones, disputas que prometem animar o público. E ainda tem mais: este espaço para startups. São 70 confirmadas, oportunidade para empreendedores apresentarem seu projetos e atrair novos investidores.

A arena é o coração da Campus Party, um espaço de coração de conteúdo e imersão na tecnologia. Já são mais de 7.500 inscritos para este espaço.

Uma das novidade para esta edição envolve alimentação e tecnologia.

A casa já está quase pronta para receber não só o publico, mas campuseiros, que são os participantes que chegam em caravanas de vários estados para participar do evento. As barracas já estão montadas.

Postar um comentário

0 Comentários