Ministro José Múcio (Defesa) e assessor especial Celso Amorim participaram da reunião virtual; situação entre Israel e Palestina foi discutida. Lula passou por cirurgias nas pálpebras e no quadril no dia 29 de setembro.
Por Guilherme Mazui, Ricardo Abreu, g1 e GloboNews — Brasília
Lula durante o conversa com o presidente — Foto: Reprodução
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou, nesta segunda-feira (9), uma videoconferência com ministros e auxiliares.
Segundo a agenda divulgada pelo governo, foi a primeira reunião virtual do presidente desde que ele foi submetido a cirurgias nas pálpebras e no quadril, no dia 29 de setembro.
Lula comandou a reunião virtual do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência. Desde que recebeu alta hospital, em 1º de outubro, Lula está no Alvorada, onde realiza a fisioterapia determinada pela equipe médica.
Participaram da reunião virtual:
- José Múcio, ministro da Defesa;
- Márcio Macêdo, ministro da Secretaria-Geral da Presidência;
- Alexandre Padilha, ministro da Secretaria de Relações Institucionais;
- Paulo Pimenta, ministro da Secretaria de Comunicação Social;
- Celso Amorim, chefe da Assessoria Especial do Presidente da República;
- Marco Aurélio Marcola, chefe do gabinete pessoal do presidente.
A assessoria de Lula não informou quais assuntos foram abordados na videoconferência.
A GloboNews apurou que o encontro tratou de temas diversos, para colocar o presidente a par de questões em andamento, como a tramitação de projetos no Congresso, além do resgate de brasileiros e os entraves diplomáticos envolvendo Israel e Palestina.
Lula passa por cirurgia para implantar uma prótese no quadril
Situação no Oriente Médio
No início da tarde, Lula também conversou com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, que está em viagem oficial a três países do Sudeste Asiático (Indonésia, Camboja e Filipinas), sobre o conflito entre Israel e o Hamas.
No sábado (7), o grupo islâmico extremista armado fez um ataque-surpresa contra Israel, que, nesta segunda (9), respondeu com um ataque à Faixa de Gaza.
Lula quis atualizar a situação dos brasileiros que estão na região do conflito, e se inteirar sobre o posicionamento do país no cenário global, diante do esforço para evitar a escalada da violência entre Israel e Hamas.
0 Comentários