Número da área queimada do bioma em 2023 é quase 200% maior do que o registrado em todo ano passado.

Por Rafaela Moreira e Lucas Lélis, g1 MS e TV Morena — Mato Grosso do Sul

Fogo toma conta da BR-262 e surpreende motoristas

Fogo toma conta da BR-262 e surpreende motoristas

O Pantanal está em chamas mais uma vez. Imagens gravadas na BR-262, mostram o fogo consumindo a vegetação, às margens da rodovia. Segundo brigadistas do Prevfogo, o incêndio foi registrado na região do Buraco das Piranhas - a cerca de 150 km de distância da área urbana de Corumbá (MS)Veja o vídeo acima.

O vídeo gravado dentro de um carro mostra as chamas consumindo a vegetação e a fumaça invadindo a pista, o que dificultou o trajeto dos motoristas. Nas imagens é possível ver que o motorista ficou com visibilidade mínima ao passar por parte do incêndio, no qual se formou um verdadeiro 'corredor de fogo'.

Os números de área queimada até novembro de 2023 já são quase 200% superior ao registrado em todo o ano passado.

Conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), as queimadas nos municípios de Corumbá (74,8%), Aquidauana (12,8%) e Porto Murtinho (10%), correspondem a 97,6% dos focos de calor no Pantanal.

Incêndios na BR-262 — Foto: Fausto Ruas

O Corpo de Bombeiros orienta aos condutores a tomar cuidado ao transitarem no local, principalmente no período noturno, devido à visibilidade prejudicada pela fumaça densa, além do risco de os veículos serem atingidos por labaredas de fogo. O vídeo foi gravado na última terça-feira (14).

Na última terça-feira (14), o governo de Mato Grosso do Sul decretou situação de emergência nas cidades de Corumbá, Ladário, Miranda, Aquidauana e Porto Murtinho, devido aos incêndios florestais

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), os militares e os órgãos ambientais têm acompanhado a situação no local. A previsão do tempo indica a possibilidade de chuva na próxima segunda-feira (20), o que deve contribuir para o combate aos incêndios.