O imunizante do vírus influenza está disponível para toda a população, em todas as Unidades de Saúde das zonas urbana e rural de Porto Velho, revelou a prefeitura da capital.

Segundo a administração municipal, a campanha de vacinação contra influenza foi antecipada por conta do início do 'inverno amazônico'. Ao todo, 38 Unidades de Saúde estão com o imunizante disponível. Clique e confira os endereços e os horários de funcionamento.

O anúncio do adiantamento da campanha foi feito em uma coletiva de imprensa, na sexta-feira (24), pela prefeitura de Porto Velho e a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). A mobilização segue até o dia 15 de dezembro deste ano.

Vacinação contra a Influenza, que protege contra a gripe — Foto: Semuc/Divulgação
1 de 1 Vacinação contra a Influenza, que protege contra a gripe — Foto: Semuc/Divulgação

Vacinação contra a Influenza, que protege contra a gripe — Foto: Semuc/Divulgação

A vacinação contra a influenza é trivalente e busca reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza. Para se imunizar, o cidadão precisa estar com o cartão do SUS ou o CPF.

Elizeth Gomes, coordenadora da Divisão de Imunização da Semusa, explica que, mesmo quem já tomou a vacina contra a gripe neste ano, deve receber a nova dose, respeitando o prazo de 30 dias entre elas.

Segundo dados da Divisão de Imunização da Semusa, desde o início da campanha até o momento, mais de 6,5 mil doses foram distribuídas para todas as Unidades de Saúde. No entanto, apenas 4 mil pessoas foram imunizadas.

A medida, adotada de forma inédita pelo Ministério da Saúde, busca atender às particularidades climáticas da região, que inicia agora o “inverno amazônico”, período de maior circulação viral e de transmissão da gripe. Antes, a campanha era realizada entre os meses de abril e maio do ano seguinte, em todo o país.