Campanha de vacinação contra Influenza em Manaus. — Foto: Divulgação/Semsa
1 de 1 Campanha de vacinação contra Influenza em Manaus. — Foto: Divulgação/Semsa

Campanha de vacinação contra Influenza em Manaus. — Foto: Divulgação/Semsa

A campanha de vacinação contra a influenza encerra nesta sexta-feira (15), e a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS) emitiu, nesta quinta-feira (14), um alerta para a importância da imunização para quem ainda não procurou o serviço.

No Amazonas, a campanha é realizada no último trimestre do ano, devido ao período de chuvas na Região Norte do país, que coincide com a sazonalidade de vírus respiratórios no estado. Normalmente, a iniciativa ocorria no primeiro semestre do ano.

O objetivo, segundo a FVS, é imunizar os grupos prioritários: crianças de 6 meses a 6 anos de idade, professores, idosos, indígenas, deficientes, caminhoneiros e profissionais da segurança.

De acordo com a diretora-presidente da FVS, Tatyana Amorim, a campanha antecipada permitiu a chance de a população se proteger contra a doença no período da sazonalidade.

"As doses da vacina estão disponíveis nos postos de vacinação municipais. Lembramos que a vacina tem o intuito de reduzir casos de agravamento da doença. Por isso, enfatizamos a importância de buscar atualizar a caderneta vacinal", enfatizou Tatyana.

Sazonalidade

A partir deste ano, a Campanha de Vacinação contra Influenza na Região Norte será realizada no 2º semestre, no decorrer do mês de novembro. A proposta da campanha é trabalhar de acordo com o microplanejamento elaborado pelos municípios, com a identificação dos grupos prioritários, organização das estratégias e controle da 1ª e 2ª doses

As infecções por Influenza estão associadas aos períodos de maior umidade, que caracterizam sua sazonalidade. No estado, a sazonalidade ocorre no período chuvoso, correspondendo aos meses de novembro a abril, com esperado aumento no número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave.