g1 fez lista com as principais perguntas feitas pelos telespectadores ao longo do ano no quadro 'Seus Direitos' no JRO1. Defensor Público Fábio Roberto responde dúvidas.

Por g1 RO

Quadro Seus Direitos do JRO1 — Foto: Reprodução/Rede Amazônica
1 de 1 Quadro Seus Direitos do JRO1 — Foto: Reprodução/Rede Amazônica

Quadro Seus Direitos do JRO1 — Foto: Reprodução/Rede Amazônica

No quadro 'Seus Direitos', que vai ao ar todas às quartas-feiras, no Jornal de Rondônia 1ª Edição, os rondonienses têm a oportunidade de esclarecer suas principais dúvidas e saber mais sobre quais são os seus direitos com o Defensor Público Fábio Roberto.

No 4º episódio da série especial, gravada com exclusividade ao g1, o defensor explica em que casos o beneficiário pode perder a aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) por invalidez. Assista:

Seus direitos: saiba em que casos o beneficiário pode perder a aposentadoria por invalidez

A aposentadoria por invalidez é um benefício destinado a indivíduos que enfrentam uma incapacidade total e permanente para qualquer tipo de trabalho, sem perspectiva de reabilitação devido a doença, acidente ou outras causas.

O direito a esse benefício previdenciário está vinculado as pessoas que contribuíram com a previdência pública. A perda ocorre em:

  • situações de óbito;
  • ausência em perícias periódicas, isso porque esse tipo de aposentadoria exige o comparecimento para renovação de cadastro.

Outro motivo é em casos onde o beneficiário assume um novo emprego, pois indica a capacidade de desempenhar uma nova atividade.

O defensor público ressalta que o INSS pode investigar informações em redes sociais, resultando na perda do benefício se evidências de atividade laboral forem identificadas.