g1 fez lista com as principais perguntas feitas pelos telespectadores ao longo do ano no quadro 'Seus Direitos' no JRO1. Defensor Público Fábio Roberto responde dúvidas.
Por g1 RO
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/R/R/NqwAhIQr69M9BpPS5ePQ/captura-de-tela-2023-12-18-as-10.30.17.png)
Quadro Seus Direitos do JRO1 — Foto: Reprodução/Rede Amazônica
No quadro 'Seus Direitos', que vai ao ar todas às quartas-feiras, no Jornal de Rondônia 1ª Edição, os rondonienses têm a oportunidade de esclarecer suas principais dúvidas e saber mais sobre quais são os seus direitos com o Defensor Público Fábio Roberto.
No 4º episódio da série especial, gravada com exclusividade ao g1, o defensor explica em que casos o beneficiário pode perder a aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) por invalidez. Assista:
Seus direitos: saiba em que casos o beneficiário pode perder a aposentadoria por invalidez
A aposentadoria por invalidez é um benefício destinado a indivíduos que enfrentam uma incapacidade total e permanente para qualquer tipo de trabalho, sem perspectiva de reabilitação devido a doença, acidente ou outras causas.
O direito a esse benefício previdenciário está vinculado as pessoas que contribuíram com a previdência pública. A perda ocorre em:
- situações de óbito;
- ausência em perícias periódicas, isso porque esse tipo de aposentadoria exige o comparecimento para renovação de cadastro.
Outro motivo é em casos onde o beneficiário assume um novo emprego, pois indica a capacidade de desempenhar uma nova atividade.
O defensor público ressalta que o INSS pode investigar informações em redes sociais, resultando na perda do benefício se evidências de atividade laboral forem identificadas.
0 Comentários