A Retrospectiva 2023, exibida nesta sexta-feira (29) na TV Globo, mostrou que o ano foi marcado por eventos climáticos extremos e desastres naturais que castigaram o mundo. Em meio aos debates sobre as mudanças climáticas, o planeta registrou milhares de mortes provocadas pela natureza.
🔥 Em agosto, incêndios florestais destruíram parte da ilha de Maui, no Havaí. Foram mais de 90 mortos e milhares de desabrigados no maior desastre natural provocado por fogo em um século nos Estados Unidos. Em fuga, moradores tiveram que dirigir no meio das chamas para escapar.
A histórica Igreja Waiola, em Lahaina, em chamas na terça-feira, 8 de agosto de 2023, em Lahaina, Havaí. — Foto: Matthew Thayer/The Maui News via AP
Cercados pelas chamas, brasileiros tiveram que se jogar no mar para salvar a própria vida.
⛈️ No Rio Grande do Sul, a chuva também castigou a população, que viu o estado ter o maior desastre natural de sua história.
O El Niño é caracterizado pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico. — Foto: NOAA
Tragédias pelo mundo
🌋 Na Islândia, a atividade vulcânica fez a terra tremer milhares de vezes ao dia. Os moradores tiveram que abandonar suas casas, até que veio a erupção, despejando muita lava.
Derna, na Líbia, foi destruída por uma enxurrada após a Tempestade Daniel — Foto: AP Photo/Jamal Alkomaty
🪨 Na Turquia e na Síria, um terremoto devastador comoveu o mundo. Um dos grandes desafios para os cientistas ainda é prever quando um grande tremor está a caminho.
🪨 No Marrocos, outro terremoto causou enorme destruição. Imagens mostram quando centenas de pessoas celebravam um casamento e a terra começou a tremer. O número de mortos chego a 2.900, com mais de 5.500 pessoas feridas.
Veja a íntegra da Retrospectiva 2023 abaixo:
Retrospectiva 2023
0 Comentários