Deslizamento de terra mata morador em São Bernardo do Campo — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros
1 de 6 Deslizamento de terra mata morador em São Bernardo do Campo — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

De acordo com o Corpo de Bombeiros, foram registrados 42 chamados para quedas de árvores (Pirituba, Jaraguá, Osasco, Campo Grande, Jaçanã, Vila Prudente), 26 chamados para enchentes (Itapecerica da Serra, Carapicuíba, Embu, S. Lourenço da Serra, Juquitiba, Parelheiros, Grajaú).

A chuva também deixou ruas alagadas em Itapecerica da Serra. Imagens mostram a enxurrada na rua Cerro Largo, Jardim branca Flor.

Chuva deixa ruas alagadas em Itapecerica da Serra — Foto: Arquivo Pessoal

Um córrego transbordou na Rua José Maria de Andrade, na região do Cipó, em Embu-Guaçu. A água chegou a invadir a casa de moradores na região.

Em São Lourenço da Serra, Grande SP, houve pontos de alagamentos que deixaram vítimas ilhadas dentro de uma residência, informou a Defesa Civil.

Itapecerica da Serra registrou alagamentos na sexta-feira, 12 de janeiro de 2024 — Foto: Arquivo Pessoal

Previsão para os próximos dias

O sábado (13) também promete ter um tempo instável e chuvoso desde a madrugada, que deverá registrar chuva fraca e céu com muitas nuvens.

A partir do início da tarde, as áreas de instabilidade ganham força e provocam chuva moderada a forte na capital, na região metropolitana e no litoral. Em decorrência do tempo chuvoso, as temperaturas não sobem muito.

Na madrugada, os termômetros devem registrar, em média, cerca de 20°C, e a máxima não deve superar os 26°C. A umidade do ar se mantém elevada, com valores mínimos acima dos 65%.

Já no domingo (14), o sistema frontal atuará com maior abrangência entre o Litoral Norte de São Paulo e o Rio de Janeiro. As instabilidades geradas por uma área de baixa pressão atmosférica vai reforçar as chuvas nessa região, inclusive em boa parte do sul mineiro.

Na capital, a chuva diminui, mas o tempo permanece instável e chuvoso na madrugada, melhorando no decorrer do dia, porém com chuviscos e chuva fraca intermitente. As temperaturas variam entre 19°C e 27°C, com percentuais mínimos de umidade ao redor dos 70%.