Além das mortes, milhares de pessoas estão sem energia. O estado do Oregon, no noroeste do país, é um dos mais afetados. O governador declarou emergência em todo o estado.

De acordo com a rede de televisão ABC, mais de 15 milhões de norte-americanos receberam alerta sobre queda de neve e riscos com o congelamento. Uma contagem da rede de TV CBS com base em balanços oficiais dos Estados aponta 83 mortos por conta da onda de frio, que pode fazer termômetros chegarem a -30º C em algumas regiões do país.

A previsão é de neve intensa na região dos Grandes Lagos, incluindo Cleveland, Ohio, Pensilvânia, Flórida e até mesmo o sul do Texas. As temperaturas devem cair para -20ºC e -30ºC neste sábado (20).

A previsão indica que o frio dará uma trégua a partir de segunda-feira (22), mas ainda com temperaturas próximas de 0ºC.

Escolas fechadas e sensação negativa

A onda polar se espalhou por todos os Estados Unidos desde o dia 12 de janeiro provocando nevascas e atingindo até mesmo regiões mais quentes do país, como o Texas.

A Filadélfia declarou emergência de neve e o distrito escolar da cidade fechou as escolas nesta sexta-feira (18). As escolas públicas de Baltimore e de Pittsburgh também fecharam suas portas

Em Nashville, as escolas ficaram fechadas durante toda a semana após a nevasca que causou problemas nas estradas.

Onda de frio extremo nos EUA: Nova York tem neve depois de 701 dias

Onda de frio extremo nos EUA: Nova York tem neve depois de 701 dias

A sensação térmica deve cair para 17 graus negativos em Chicago, 10 graus negativos em Kansas e 8 graus na Filadélfia. Os alertas de congelamento estão em vigor para Nova Orleans, Jacksonville, Flórida, e Corpus Christi, Texas.

A recomendação das autoridades e especialistas é não sair de casa e ter cuidado ao operar dispositivos como aquecedores. Também é importante ficar atento a sintomas de condições graves, como hipotermia.

Veja abaixo fotos e vídeos do frio nos Estados Unidos

Cachorro ajuda a resgatar dono que tinha caído lago parcialmente congelado nos EUA

Cachorro ajuda a resgatar dono que tinha caído lago parcialmente congelado nos EUA

Neve cai em Nova York pela primeira vez após 700 dias — Foto: REUTERS/Kevin Lamarque

Uma pessoa observa as fortes ondas do Lago Michigan, após uma grande tempestade de neve atingir a região de Chicago, neste sábado, 13 de janeiro de 2024. — Foto: Pat Nabong/Chicago Sun-Times via AP

Pessoas e carros passam pela neve no Rock Creek Park, em Washington, EUA, em 15 de janeiro de 2024. — Foto: REUTERS/Amanda Andrade-Rhoades

Motorista limpa retrovisor de carro cheio de neve, na Pensilvânia, EUA, em 16 de janeiro de 2024 — Foto: Jose F. Moreno/AP

Frio extremo deixa mais de 50 mortos nos EUA