Alfabetiza Porto Velho foi destacado, por ampliar o aprendizado nos alunos do 1º ao 3º ano do fundamental

Porto Velho, RO - Porto Velho atravessa um momento de avanço em todas as áreas. E um dos setores que o município experimentou mais avanços foi a educação infantil, com investimentos e a implantação de programas e ações que impulsionaram o desempenho dos alunos e a qualidade educacional.

Na manhã desta quinta-feira (18), o prefeito Hildon Chaves recebeu em seu gabinete a secretária municipal de Educação (Semed), Gláucia Negreiros, acompanhada da adjunta, Paula Ramos, que apresentaram o esboço de um documentário com o resumo das atividades e registrando os avanços da educação na capital, no recorte de 2021 a 2024. O secretário Geral de Governo (SGG), Fabricio Jurado, também participou do encontro.

"São números expressivos, que devemos comemorar, pois é fruto de um trabalho de planejamento, de investimentos e de parcerias, a exemplo da que foi firmada com o Tribunal de Contas do Estado (TCE), para a implantação do Alfabetiza Porto Velho, programa que se mostrou muito exitoso e que melhorou muito os índices educacionais e de aprendizagem dos nossos alunos do ensino infantil", destacou o prefeito.

Em dados comparativos, em 2016 a Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) mostrou que 50% dos alunos da rede pública municipal concluíam o 3º ano do ensino fundamental sabendo ler e escrever. Em 2023, esse percentual atingiu 90,8% dos alunos, mostrando que as ações aplicadas na rede de ensino estão surtindo efeito positivo.