O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) emitiu, nesta terça-feira (20), um alerta ao governo do estado e aos municípios sobre um aumento de casos de Covid-19 nos primeiros meses do ano.

Segundo a Fundação de Vigilância em Saúde do estado (FVS-AM), entre o dia 10 de dezembro do ano passado e 10 de fevereiro deste ano, o estado contabilizou 2.751 casos da doença e 142 hospitalizações.

O documento, segundo o TCE, destaca a necessidade de adoção de medidas preventivas e reforço dos programas de tratamento de síndromes respiratórias na área da saúde.

"Entre as medidas recomendadas pelo órgão técnico do TCE, estão a realização de campanhas de conscientização sobre os protocolos de segurança, como distanciamento, uso de máscara, e higienização correta; implementação de programas de testagem e rastreamento da contaminação, e continuidade da vacinação de forma eficiente", disse a corte.

Ainda de acordo com o Tribunal, foi destacada a necessidade de se avaliar a eficácia das medidas que estão sendo realizadas pelos órgãos de saúde estadual e municipais, além de monitorar a capacidade operacional dos hospitais e unidades de saúde, visando uma organização antecipada para resposta a um potencial aumento de casos.

"As recomendações do TCE visam fortalecer, de forma preventiva, a capacidade de resposta do sistema de saúde às demandas emergenciais, possibilitando uma atuação eficaz e efetiva", finalizou o órgão.