As aulas vão ocorrer de segunda a sexta-feira, entre os dias 15 e 26 de abril, das 8h às 12h, no Impact Hub, localizado na Avenida Efigênio Salles, 1299, Aleixo.

Integrante da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e do Coletivo Elviras, que reúne críticas de todo o país, Pâmela é autora do livro “Olhar Feminino: O Norte na Direção”, que retrata o cinema feito por mulheres no Amazonas. A obra será uma das bases do curso, junto a trabalhos de autoras como Laura Mulvey, Judith Butler e Bell Hooks.

Ao longo das 10 aulas, ela abordará aspectos históricos sobre a presença feminina no cinema, os elementos que contrapõem a narrativa tradicional hollywoodiana e teorias feministas.

"No meu trajeto acadêmico e na crítica cinematográfica, percebo uma lacuna em relação à discussão feminina neste espaço do cinema. Penso neste curso como uma maneira de tentar diminuir essa lacuna, de oferecer novas leituras, conhecimentos e perspectivas que tornem as histórias mais próximas de nós ou que a enxerguemos como elas são com seus distanciamentos e semelhanças do cotidiano e do que somos como mulheres à margem', destacou.

Cineset

Site de cinema produzido em Manaus, o Cine Set completa dez anos em 2024. O projeto multimídia conta também com canal de YouTube e podcast, e reúne críticos de cinema em Manaus (AM), no Rio de Janeiro (RJ) e em Londres (Inglaterra).

Ao longo de uma década, o site já realizou coberturas de importantes festivais de cinema, como Cannes, Karlovy Vary, Londres, Gramado, Olhar de Cinema e Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.