Manaus amanhece encoberta por fumaça neste domingo (11), mesmo após madrugada chuvosa

Manaus amanhece encoberta por fumaça neste domingo (11), mesmo após madrugada chuvosa


Manaus amanheceu encoberta por fumaça neste domingo (11), mesmo após madrugada chuvosa. Segundo o Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva), alguns bairros da capital amazonense registraram a qualidade do ar considerada “muito ruim”.

Ainda de acordo com o Selva, a qualidade do ar é considerada moderada na capital amazonense. Conforme a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), a causa da nuvem de fumaça é, principalmente, pelas queimadas que acontecem no Sul do Amazonas.

Dentre os bairros que estão com os piores ar para se respirar, segundo o monitoramento, são Crespo, Cachoeirinha, Centro, Japiim e Vila Buriti, todos na zona sul, Coroado, na zona leste, Alvorada, na zona centro-oeste, Compensa, na zona oeste, Parque 10 de Novembro e Chapada, na zona centro-sul.

Segundo o site World’s Air Pollution, que realiza o monitoramento dos níveis de poluição na atmosfera, Manaus registrou pontos onde o ar está “muito insalubre” penúltimo indicativo antes da última escala de medição que é o “perigoso”

A Defesa Civil informou que uma frente fria chegou ao sul do estado e mudou a rota dos ventos levando a fumaça das queimadas para a região metropolitana, o que motivou a nuvem de fumaça que cobriu a capital do Amazonas.

O Amazonas está em emergência ambiental devido aos focos de calor. Ao todo, são 22 dos 62 municípios do estado nessa situação. Segundo o estado, durante o período de 180 dias está proibido a prática de fogo, com o sem uso de técnicas de queima controlada.

Em julho de 2024, o Amazonas bateu um recorde no número de queimadas, segundo dados do Programa de BDQueimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe). O estado contabilizou 4.241 focos de incêndio durante todo o mês, sendo o maior número desde 1998, quando o órgão começou a monitorar as queimadas na Amazônia. 

Postar um comentário

0 Comentários