Ferramenta vai auxiliar na seleção de professores para a rede municipal de ensino, sem substituir concursos ou processos próprios do município

A adesão foi definida após reunião com a equipe técnica da secretaria
Porto Velho, RO - A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Porto Velho firmou termo de adesão à Prova Nacional Docente (PND), uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que integra o programa Mais Professores para o Brasil.
A adesão foi definida após reunião com a equipe técnica da secretaria, que avaliou os benefícios da iniciativa para a melhoria da qualidade da educação pública. O PND é uma avaliação de caráter nacional, aplicada anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com o objetivo de apoiar estados e municípios na seleção de docentes para a educação básica.
Apesar da adesão, a Semed reforça que a Prova Nacional Docente não substitui os concursos ou processos seletivos próprios do município. A iniciativa funcionará como uma ferramenta complementar, que poderá ser utilizada para identificar e recrutar profissionais para atuar nas escolas da rede municipal.
O programa foi instituído pelo Decreto nº 12.358, de 14 de janeiro de 2025 , e regulamentado pelas Portarias nº 96/2025 e nº 399/2025 , publicadas pelo MEC. O edital do PND já foi publicado pelo Inep, com orientações para a inscrição e demais informações sobre o processo. A Secretaria Municipal de Educação está à disposição para esclarecer dúvidas e orientar os detalhes. Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
0 Comentários