Passeio ciclístico mobiliza comunidade em Machadinho d’Oeste e impulsiona melhor desempenho em avaliações educacionais

Passeio ciclístico mobiliza comunidade em Machadinho d’Oeste e impulsiona melhor desempenho em avaliações educacionais

 

Ao final do percurso, a Escola Alberto Nepomuceno realizou o sorteio de uma bicicleta entre os alunos participantes. Houveram também sorteios para os servidores, incentivando a participação de todos

Porto Velho, RO - A busca por melhores índices educacionais ganhou um impulso significativo no sábado (5), no município de Machadinho d’Oeste. A cidade se transformou no palco do Projeto Pedagógico “Pedalando Rumo à Proficiência”, idealizado pela E.E.E.F.M. Alberto Nepomuceno.

O passeio ciclístico reuniu aproximadamente 350 participantes, entre alunos, professores, servidores e a comunidade escolar das escolas estaduais: Alberto Nepomuceno; Joaquim Pereira da Rocha; Professora Maria Conceição de Souza; e CEEJA Paulo Freire.

O projeto pedagógico contou com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Superintendência Regional de Educação (SRE) de Machadinho d’Oeste, e teve como objetivo mobilizar a comunidade para a importância da Busca Ativa Escolar e do bom desempenho nas avaliações externas Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Rondônia (Saero), que acontecerão ainda este ano.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, as avaliações são pilares para a gestão democrática e eficiente da educação no estado. “As ferramentas impulsionam a qualidade do ensino, promovem a equidade e contribuem para a formação de cidadãos mais preparados para os desafios do futuro”, evidenciou.

Segundo a superintendente de Machadinho d’Oeste, Edileuza Almeida de Oliveira, mais do que um simples passeio, o “Pedalando Rumo à Proficiência” surgiu como uma estratégia lúdica e integradora para despertar o senso de pertencimento e a responsabilidade coletiva em relação ao desempenho educacional, além de promover a saúde e o bem-estar dos participantes.

“Esta mobilização para as avaliações externas é fundamental para garantir o engajamento dos estudantes e o reconhecimento da relevância desses instrumentos para o diagnóstico e aprimoramento do ensino-aprendizagem”, destacou.

Ao final do percurso, a Escola Alberto Nepomuceno realizou o sorteio de uma bicicleta entre os alunos participantes. Houve também sorteios para os servidores, incentivando a participação de todos e reforçando a união da comunidade em prol da educação.

PREPARAÇÃO SAEB e SAERO

As unidades escolares da competição de Machadinho d'Oeste estão concentrando esforços significativos na busca por melhores índices de participação e bom desempenho dos estudantes nas avaliações externas Saeb e Saero.

Dentre as ações em andamento, destacam-se:Análise de Resultados e Planos de Ação: as escolas estão realizando análises criteriosas dos resultados de avaliações anteriores, elaborando planos de ação com projeção de metas claras a serem alcançadas.

Reforço Pedagógico: ações como aulões, simulados e programas de recomposição de aprendizagem estão sendo avanços para fortalecer os conteúdos e habilidades essenciais. Projetos e Programas Educacionais: a execução de projetos e programas educacionais específicos visam melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem, além da participação contínua em formações continuadas para o corpo docente.

ESTRATÉGIAS INOVADORAS

De acordo com a secretária de estado da Educação, Ana Lúcia Pacini, da Superintendência Regional de Educação, por meio de sua Coordenadoria Pedagógica, vem realizando uma avaliação contínua junto às unidades escolares para colaborar com o alcance das metas projetadas. “Um dos focos é a Busca Ativa Escolar, identificando e buscando progredir os alunos infrequentes, oferecendo-lhes suporte para seu retorno às salas de aula”, explicou.

As escolas estão concentrando esforços na busca por melhores índices de participação e bom desempenho

Conforme a secretária da Seduc, além de orientar e acompanhar a execução dos projetos e programas educacionais, a Superintendência possui um Plano de Ação específico e o inovador, projeto Madrinha e Padrinho Saero e Saeb. “Este projeto objetivo o acompanhamento das ações educacionais e a parceria junto às unidades escolares, unindo forças em prol da melhoria dos resultados nas avaliações externas”, evidenciou.

Dentre algumas ações realizadas pelos padrinhos Saero e Saeb, destacam-se momentos de encontros com professores de Língua Portuguesa e Matemática, reuniões com equipes gestoras e palestras motivacionais junto aos estudantes.

AULÃO PREPARATÓRIO

Com um olhar voltado para o futuro próximo, a Superintendência realizará nesta quarta-feira (9) e quinta-feira (10), em parceria com a Superintendência de Buritis, um aulão preparatório para os alunos dos 9º anos do ensino fundamental, e 2º e 3º anos do ensino médio.

A secretária da Seduc destacou que as ações desenvolvidas até o momento e como estão por vim tanto pelas unidades escolares quanto pela Superintendência, objetivam o alcance das metas projetadas. “O foco central é a qualidade de ensino e aprendizagem, e consequentemente, a elevação da proficiência nos componentes de Língua Portuguesa e Matemática.”

Postar um comentário

0 Comentários