O relator da proposta divulgou, nesta quarta-feira, os dados de quatro audiências públicas para discutir a proposta antes de o texto final ser colocado em votação; veja o calendário de reuniões

O senador Renan Calheiros (MDB-AL). Foto: Andressa Anholete/Agência Senado
Porto Velho, RO - O senador Renan Calheiros (MDB-AL) definiu nesta quarta-feira 8 os dados das quatro audiências públicas que antecederão a apresentação de seu relatório sobre o projeto de lei que amplia a isenção do Imposto de Renda para investidores que ganham até 5 mil reais.
As reuniões ocorrerão em 14, 16, 21 e 23 de outubro, sempre às terças e quintas-feiras, na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.
De acordo com o senador, o primeiro encontro reunirá membros dos ministérios da Fazenda, Planejamento e Orçamento, além da Receita Federal. A lista de convidados será divulgada ainda nesta quarta-feira.
O relator da proposta de autorização do IR também afirmou que pretende concluir a tramitação do projeto no Senado em até 30 dias. Se a meta for cumprida, a medida poderá ser sancionada por Lula (PT) ainda em 2025 e entrar em vigor a partir de 2026.
Disputa com Lira
A escolha de Renan Calheiros para relatar o texto foi feito pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), que destacou a experiência do senador e sua capacidade de diálogo institucional. A decisão ampliou a visibilidade política do alagoano e reavivou a disputa de protagonismo com o deputado Arthur Lira (PP-AL), responsável por liderar a votação do projeto na Câmara.
O texto aprovado na Casa Baixa prevê total autorizado para rendas até 5 mil reais, descontos progressivos até 7.350 reais, alíquota mínima de 10% para rendas acima de 1,2 milhão de reais e tributação sobre lucros e dividendos enviados ao exterior.
Fonte: Carta Capital
0 Comentários