Hospital Municipal de Porto Velho entra na fase final para início das atividades após mais de 100 anos de espera

Hospital Municipal de Porto Velho entra na fase final para início das atividades após mais de 100 anos de espera

 

Prefeito Léo Moraes encaminhou parceria com Unir e EBSERH à Câmara; unidade poderá ultrapassar 200 leitos após ampliação gradual

A saúde pública de Porto Velho vive um momento considerado histórico com a reta final para entrega do novo Hospital Municipal da capital. Após mais de um século de espera por uma unidade hospitalar municipal de grande porte, a Prefeitura de Porto Velho avança nos últimos ajustes para colocar o hospital em funcionamento.

A aquisição da unidade representa um modelo inédito dentro da estrutura administrativa municipal. Diferente de obras tradicionais, o hospital foi adquirido já com toda a estrutura pronta, eliminando etapas burocráticas e reduzindo significativamente o tempo necessário para a disponibilização do serviço à população.

O prédio já foi quitado pelo erário municipal e conta com estrutura completa para funcionamento, incluindo mais de uma centena de leitos, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), centro cirúrgico e demais setores necessários para atendimento hospitalar de média e alta complexidade.

Parceria com Governo Federal será etapa decisiva

O último passo antes da abertura oficial da unidade será a formalização da parceria entre a Prefeitura de Porto Velho, a Universidade Federal de Rondônia (Unir) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).

O projeto já foi encaminhado pelo prefeito Léo Moraes à Câmara Municipal por meio de Projeto de Lei. Após aprovação dos vereadores, a gestão do Hospital Municipal ficará sob responsabilidade do Governo Federal, através da Unir e da EBSERH.

O modelo administrativo é considerado pioneiro em Rondônia e deve proporcionar maior capacidade operacional, gestão técnica especializada e ampliação gradual dos serviços ofertados à população.
Estrutura deve ampliar capacidade da rede pública

A secretária municipal de Saúde, Sandra Cardoso, destacou que a nova unidade representa um importante reforço para o Sistema Único de Saúde (SUS) em Porto Velho.

“Estamos trabalhando para entregar uma estrutura moderna, preparada e capaz de ampliar a assistência à população. Esse hospital vai fortalecer a rede municipal de saúde, melhorar a capacidade de atendimento e oferecer mais dignidade para quem depende do SUS”, afirmou.

Já o prefeito Léo Moraes classificou o momento como uma conquista histórica para a capital.

“É uma entrega histórica viabilizada através de um projeto inovador, eficiente e que irá amenizar o sofrimento de milhares de pessoas que sofrem na fila da regulação em Porto Velho. É um novo capítulo para a saúde da nossa capital”, declarou.

Expectativa é superar 200 leitos

A expectativa da administração municipal é que, após a consolidação da parceria entre Prefeitura e Governo Federal, a capacidade hospitalar seja ampliada gradativamente, podendo ultrapassar a marca de 200 leitos disponíveis para atendimento da população porto-velhense.

A nova unidade deverá contribuir diretamente para a redução da sobrecarga na rede pública de saúde, além de fortalecer o atendimento especializado e agilizar procedimentos regulados pelo SUS na capital.

Postar um comentário

0 Comentários