Exames de mamografia são ofertados às mulheres da região do Vale do Jamari

Ao todo, serão realizados 450 exames papanicolau e 250 mamografias

Para avançar na prevenção e rastreamento dos cânceres de colo do útero e de mama, a 4ª Regional de Saúde de Ariquemes, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com o Hospital de Amor Amazônia (HA), está realizando exames preventivos do câncer de colo de útero (papanicolau) e de mamografia em mulheres do município. A ação acontece no estacionamento do “Tudo Aqui” da cidade e segue até sexta-feira (10). Ao todo, serão realizados 450 exames papanicolau e 250 mamografias.

A iniciativa visa a conscientização da população feminina do Vale do Jamari, especialmente, sobre a importância do diagnóstico precoce da doença.

A dona de casa, Ecilene Jambre Reis, de 41 anos, conta que é importante que as mulheres tenham esse cuidado e preocupação. “Por meio do exame, além de descobrir se está com a doença, a gente consegue ser direcionada para um tratamento mais adequado e com antecedência, antes que a situação se agrave”, comentou.

Conforme a voluntária do HA e coordenadora da ação, Eliani Moreschi, os resultados dos exames devem ser entregues em até 60 dias. “Os resultados serão entregues para as pacientes na unidade em que elas realizaram o agendamento, seja nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou no ‘Tudo Aqui’. A exceção é para os resultados que forem positivos, onde o próprio Hospital de Amor entrará em contato com as pacientes e convocá-las para o tratamento”, explicou.

AGENDAMENTO AINDA DISPONÍVEL

As mulheres que desejam realizar o exame preventivo do câncer colo do útero, podem comparecer no estacionamento do “Tudo Aqui” no período da manhã ou da tarde até a data prevista.

“Convocamos todas as mulheres para aproveitarem esta oportunidade. Infelizmente, as vagas para a mamografia já foram preenchidas, mas ainda temos muitas para o exame preventivo do câncer do colo do útero. Ações como essas são importantes para conseguirmos nos prevenir desse mal que aflige tanto as nossas mulheres”, destacou Eliani Moreschi.

Para o agendamento, é necessário que a paciente apresente cópia do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), Registro Geral (RG), cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência. 

Exames de mamografia são ofertados às mulheres da região do Vale do Jamari Exames de mamografia são ofertados às mulheres da região do Vale do Jamari Reviewed by Jotta Júnior on dezembro 08, 2021 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.