Hino de Porto Velho ganha vídeo destacando as belezas, a história e o desenvolvimento da capital

Prefeitura disponibiliza o material audiovisual para download

Pontos históricos de Porto Velho estão presentes no novo vídeoPontos históricos de Porto Velho estão presentes no novo vídeo

No ano em que Porto Velho completou 107 anos de história, o hino do município ganhou uma merecida homenagem. Um vídeo com imagens atuais da capital foi produzido junto de uma nova gravação musical do hino, mantendo a originalidade da letra escrita por Cláudio Feitosa, e incluindo a participação de uma intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Entre as belas imagens trazidas, estão o nascer do sol no Rio Madeira, as Caixas D’Água na Praça Três Marias, o complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM) revitalizado, o Prédio do Relógio, a Catedral Sagrado Coração de Jesus, entre outras atrações. Personagens dessa história, como os soldados da borracha, também não poderiam ficar de fora.

O superintendente municipal de Comunicação, Beni Domingues Júnior, explica o início do projeto. “A ideia nasceu em uma conversa com o prefeito Hildon Chaves. Pensamos em recriar a emoção musical, com todos os cuidados necessários em respeito à versão original, trazendo legendas e linguagem de sinais para garantir a acessibilidade, e produzindo um vídeo que mostra os pontos históricos de Porto Velho sob uma perspectiva atual, destacando as conquistas, as belezas naturais, e o desenvolvimento da nossa cidade”.

Hino ganhou uma nova gravação, mantendo a originalidade da letraHino ganhou uma nova gravação, mantendo a originalidade da letraPara o historiador e vereador Aleks Palitot, o Hino de Porto Velho demonstra o sentimento de pertencimento que a população deve ter por sua história. "A nova produção, parte musical e melodia, que contemplam a letra do hino, conseguiram repaginar, mas respeitando as raízes e a essência, apenas realçando os valores em sua letra", afirma. "Os intérpretes foram extremamente felizes e conseguiram trazer no seu tom de voz e musicalidade toda a emoção e o sentimento que o povo de Porto Velho deve ter pela cidade".

Através deste link, a prefeitura de Porto Velho disponibiliza o vídeo com o hino do município para download, para que possa ser utilizado por setores da educação, cultura, órgãos públicos e a população em geral.

ORIGEM DO HINO

Em 1983, durante a gestão de Sebastião Valadares, a prefeitura de Porto Velho lançou o edital do concurso para a criação da bandeira, hino e brasão do município. O escritor e pesquisador Cláudio Feitosa se sagrou vencedor ao escrever aquele que se tornaria o Hino de Porto Velho.

Com os símbolos aprovados, um projeto de autoria do Poder Executivo foi enviado à Câmara Municipal, que aprovou a Lei 249, de 11 de outubro de 1983, oficializando o hino, a bandeira e o brasão do município.

Hino de Porto Velho ganha vídeo destacando as belezas, a história e o desenvolvimento da capital Hino de Porto Velho ganha vídeo destacando as belezas, a história e o desenvolvimento da capital Reviewed by Jotta Júnior on dezembro 23, 2021 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.