Nove unidades de saúde de Porto Velho vão ter atendimento exclusivo para covid-19

Somente pessoas com sintomas de doenças respiratórias devem buscar o serviço

Estratégia busca atender demanda por atendimentos de covid-19Estratégia busca atender demanda por atendimentos de covid-19Buscando atender a alta demanda por testes e atendimentos para covid-19, o município vai destinar, a partir da próxima segunda-feira (24), nove unidades de saúde para atender, durante todo o dia, apenas as pessoas com sintomas de síndromes gripais.

As demais unidades farão atendimento de rotina e vacina contra a covid-19, também durante todo o dia. “Precisamos reduzir a demanda que sobrecarrega as UPAs e as unidades. Temos muitos servidores afastados por motivo de doença”, explica a secretária municipal de saúde, Eliana Pasini.

A mudança na estratégia vai permitir que a população seja melhor atendida. “A demora no atendimento é uma consequência de um problema que afeta a todos neste momento. Nossos servidores também são usuários do sistema de saúde e também adoecem”, acrescenta.

Para recompor as equipes, a Semusa está convocando pessoas aprovadas para contratos emergenciais. Enquanto isso, as escalas de trabalho já estão sendo compostas por novos trabalhadores.

Unidades específicas vão ofertar teste e atendimento para covid-19 Unidades específicas vão ofertar teste e atendimento para covid-19TESTES

Uma das razões para as filas que se formam para fazer testes para detectar a covid-19 é que muitas pessoas não apresentam sintomas que justifiquem o exame.

Segundo a secretária adjunta da Semusa, Marilene Penati, é necessário usar os insumos dos exames com racionalidade. “Apenas quem apresenta sintomas gripais deve procurar a unidade de saúde para fazer o teste”, recomenda.

As Unidades Básicas de Saúde que, a partir de segunda-feira (24), atenderão apenas pessoas com sintomas de síndromes gripais durante todo o dia são: Hamilton Gondin, Mariana, Agenor de Carvalho, Caladinho, Renato Medeiros, Osvaldo Piana, Manoel Amorim de Matos, Maurício Bustani e Ronaldo Aragão.

Unidades que farão atendimento de rotina e vacina contra a covid-19 durante todo o dia: Socialista, José Adelino, Ernandes Índio, Nova Floresta, Areal da Floresta, Santo Antônio (com vacina contra a covid-19 no período da manhã), Pedacinho de Chão, São Sebastião, Vila Princesa (com vacina contra a covid-19 e atendimento de rotina no período da manhã).

As crianças com comorbidades, por exemplo, são atendidas das 14h às 17h, apenas em salas que funcionam ao lado das unidades Aponiã, Castanheiras, Caladinho e São Sebastião. São imunizadas as que têm entre 5 e 11 anos, com comorbidades.

Já as demais crianças, com 10 e 11 anos de idade, são atendidas em salas instaladas nas demais unidades de saúde, das 14h às 17h, e no Porto Velho Shopping, das 14h às 19h.


Nove unidades de saúde de Porto Velho vão ter atendimento exclusivo para covid-19 Nove unidades de saúde de Porto Velho vão ter atendimento exclusivo para covid-19 Reviewed by Jotta Júnior on janeiro 20, 2022 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.