Apenas 26% das crianças de Porto Velho receberam 1ª dose contra covid-19

Desde janeiro, a Prefeitura disponibiliza a vacinação infantil para as mais de 50 mil crianças aptas a receberem a 1ª dose em Porto Velho. Mas as notícias falsas se tornaram um obstáculo para a adesão de pais e responsáveis à vacina.

“Nossa preocupação maior é com o público infantil. A cobertura vacinal da primeira dose de crianças é de 26%. Neste momento é o público mais desprotegido,” alerta Elizeth Gomes, gerente da Divisão de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

A Semusa realiza campanhas de sensibilização nas escolas para que os pais busquem informações quanto à vacina infantil através das equipes de profissionais disponibilizados para tirar dúvidas e orientar.

Na quinta (17) e sexta-feira (18), equipes da Semusa estarão disponíveis na escola Jesus de Nazaré, localizada na rua Mané Garrincha, bairro Socialista. “Nossas equipes estarão dispostas para tirar dúvidas”, destaca Elizeth.

Nesta semana, também há programação de vacinação infantil nas escolas Wadih Darwich Zacarias, Ely Bezerra de Sales e Flor de Laranjeira. A programação segue até a próxima sexta-feira (18).

A vacinação contra a covid-19 também segue disponível para o público acima de 5 anos em 18 unidades de saúde e no Porto Velho Shopping.

SEGUNDA DOSE

A gerente de Imunização também ressalta que ao não retornar para receber a 2ª dose da AstraZeneca no prazo correto, as pessoas estão contribuindo para que as doses a elas destinadas sejam desperdiçadas.

A programação é feita para atender o público na data certa e segue as especificações dos fabricantes e do Ministério da Saúde com relação ao prazo de validade dos produtos. Por isso é fundamental que a população compareça aos pontos de vacinação nas datas corretas.

“O Ministério da Saúde envia vacinas de acordo com o grupo que for contemplado. Se essas pessoas não procuram se vacinar, perdemos os imunizantes”, alerta Elizeth.