EDUCAÇÃO: TECNOLOGIA E MOBILIDADE – Senador Confúcio Moura lançará Projeto de mais de R$ 20 milhões em Ji-Paraná

Projeto de Informatização Escolar para Gestão Acadêmica e Interface de Usuários idealizado pelo parlamentar será lançado neste mês de abril

Ji-Paraná sediará, neste mês de abril, o lançamento do Projeto Tecnologia e Mobilidade em Educação: Informatização Escolar para Gestão Acadêmica e Interface de Usuários, idealizado pelo senador da República Confúcio Moura (MDB/RO) e viabilizado através de emenda de autoria dele na ordem de mais de R$ 20 milhões via Ministério da Educação.

Segundo o senador, o ousado Projeto será executado em parceria com o Instituto Federal de Educação de Rondônia (IFRO) e já está abrangendo pelo menos 22 municípios do estado. Ele explica que o Projeto engloba a implantação de laboratórios de informática com aquisição de computadores, impressoras e todo material tecnológico necessário para que alunos, pessoal administrativo e professores tenham acesso à tecnologia para realização de atividades escolares e extracurriculares.

Para o parlamentar, que tem a educação como uma de suas prioridades em seus mandatos, os processos de informatização escolar são muito mais do que uma vantagem em termos de operacionalização de tarefas, e sim uma necessidade urgente.

“Atualmente a conectividade é processo presente e em avanço, em todos os setores, e a educação está entre os que requerem essas soluções que facilitam o alcance e difusão do conhecimento com segurança. Gestores, professores, estudantes e responsáveis legais precisam deste Projeto, que permite que atividades cotidianas sejam desenvolvidas com automação e faz com que o conhecimento circule com maior alcance e integração, de forma pontual, objetiva e prática com as pessoas e o sistema implantado”, reforça Confúcio Moura.

Dimensão ilimitada

O reitor do IFRO, Uberlando Tiburtino Leite, complementa que o Projeto tem especial atenção à melhoria dos processos educacionais em Rondônia, com uma dimensão ilimitada. Sua importância, ressalta, escala elevados níveis de tecnologia que irão modernizar as escolas municipais, oferecendo oportunidades de crescimento e realização para educadores e estudantes, além de aproximar ainda mais os familiares pelas soluções desenvolvidas e instaladas, que incluem os sistemas de computador e aplicativo de celular.

“Agora, com novos investimentos, avançaremos ainda mais para a melhoria do ensino e da aprendizagem, por meio de Laboratórios Tecnológicos de Aprendizagem Ativa que estamos idealizando conjuntamente”, resume.

Implantação

Conforme o Projeto, a solução tecnológica central é um sistema de informatização especializado para gerenciamento acadêmico e interface de usuários das Escolas Municipais de Educação Básica de Rondônia. O sistema corresponde ao desenvolvimento de um software de Gestão Escolar e de um aplicativo de smartphone para uso de profissionais da educação, alunos e pais dos escolares. A interface permitirá o acesso a dados acadêmicos ou educacionais tanto por computador quanto por meio da tecnologia móvel.

Para execução do Programa, a equipe do senador, em parceria com o IFRO, fez um levantamento nas escolas que precisam de fato receber o Programa, a fim de atender de forma eficiente as necessidades da Comunidade Escolar.

 

Segue abaixo a lista dos municípios atendidos pelo Projeto de Informatização Escolar

Emendas do Senador Confúcio Moura (2021 e 2022)