Presidente da Recicoop, de Rolim de Moura comemora liberação de 430 mil reais do senador Confúcio Moura para construção de instalações

Com a construção do barracão, segundo Lucineide Santos, será possível melhorar a separação dos materiais e, com isso, agregar valor aos produtos e aumentar a renda dos cooperados e cooperadas

A presidente da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Rolim de Moura (Recicoop), Lucineide Santos, está comemorando uma conquista que representa um salto para o município em se tratando de meio ambiente: a liberação de R$ 429.750,00 oriundo de recursos viabilizados pelo senador Confúcio Moura (MDB/RO), via Ministério do Desenvolvimento Regional. Os recursos se destinam ao fomento da coleta, triagem e reciclagem de materiais recicláveis e, sobretudo, ao apoio às organizações que reúnem os trabalhadores e trabalhadoras que atuam no setor.

Segundo Lucineide, o recurso será destinado para a construção de um barracão de triagem e armazenamento da Cooperativa, que reúne 22 pessoas, somando 18 famílias, algumas vindas do lixão da cidade, e que trabalham com a coleta de materiais recicláveis nos bairros e comércio local. “O que muita gente chama de lixo é o que garante a renda e a ocupação dos nossos trabalhadores e trabalhadoras”, diz a gestora da Recicoop.

O espaço próprio a ser construído, complementa Lucineide, além de dar dignidade às famílias, vai gerar mais renda para o município, abrindo mais vagas para outros catadores. “É uma alegria muito grande sabermos que viemos do lixão e agora estamos sendo reconhecidos e valorizados através do senador Confúcio Moura. Estamos muito felizes. Não vemos a hora dessa construção ficar pronta, porque é um sonho, não só dos catadores de Rolim de Moura, mas de todo do Estado, que sonham em ter o seu próprio espaço de triagem, seus próprios equipamentos e máquinas que tanto precisam”, relata Lucineide emocionada em vídeo gravado especialmente para agradecer o senador.

Apoio Antigo

O trabalho dos catadores é muito importante, salienta Confúcio Moura. Para ele, o lixo pode ter várias destinações através do reaproveitamento e reciclagem, “e isso ajuda demais o meio ambiente”, observa o senador e vice-presidente da Comissão que trata o tema no Senado Federal. Ele ressalta ainda que a Recicoop é muito organizada, e vai continuar apoiando a cooperativa “para que cada vez mais continue prestando um serviço de excelência e seja modelo no estado de Rondônia”.

O senador Confúcio Moura tem apoiado a Recicoop desde quando fez a primeira visita à Cooperativa. No final do ano passado, ele esteve novamente visitando os trabalhadores e reforçando suas contribuições em favor das famílias que trabalham no local. “Se tivéssemos uma Recicoop em cada um dos municípios de Rondônia, seríamos mais felizes e o meio ambiente agradeceria muito. Me sinto satisfeito em poder ajudar ação tão nobre, tão necessária para todos!”, conclui o senador.