Investimento é de aproximadamente meio milhão de reais

Projeto promete potencializar a atividade leiteira na capitalProjeto promete potencializar a atividade leiteira na capitalA Prefeitura de Porto Velho e o Sebrae firmaram uma parceria que tem como objetivo fortalecer a cadeia produtiva da bovinocultura leiteira no município por meio do incentivo à inovação, tecnologia e promoção da educação empreendedora no campo.

A parceria, firmada através da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), vai garantir a sustentabilidade e inteligência para potencializar a atividade leiteira na capital.

O subsídio disponibilizado pelo Sebrae será de R$ 249 mil, com contrapartida de mesmo valor por parte do executivo municipal, totalizando quase R$ 500 mil.

Serão selecionados 210 pequenos produtores rurais para execução do projeto que contará com 1.854 procedimentos de inseminação artificial (IATF) e 132 prenhas positivas - com transferência de embrião, que será executado sob a gerência da Divisão de Produção Animal e Vegetal (DPAV), promovendo assistência técnica e o fomento da atividade, que no momento se encontra em processo de expansão.

Município projeta impacto positivo na geração de renda no campo Município projeta impacto positivo na geração de renda no campoRENDA

O projeto propõe ações de aprimoramento tecnológicos da atividade leiteira no município, buscando a criação de uma melhor genética, por meio do incentivo das novas tecnologias no campo e atraindo novas gerações ligadas à família do produtor. A intenção é fortalecer a cadeia produtiva com fundamento na melhoria do padrão tecnológico do rebanho, sendo complementar ao projeto INOVATECLEITE, que tem por fim o desenvolvimento e incentivo à inovação, tecnologia e educação empreendedora no campo.

PÚBLICO-ALVO

O público-alvo beneficiário direto das ações a serem executadas pelo projeto serão os pequenos produtores rurais que desenvolvem atividades na bovinocultura leiteira.

Segundo o titular da Semagric, Gustavo Serbino, a indicação dos pequenos produtores que participarão do projeto será realizada pela secretaria. "Vamos levar em consideração critérios pré-estabelecidos em conjunto com o Sebrae-RO, e a ativa demonstração do interesse em participar do projeto. Os requisitos a serem considerados para 

que o pequeno produtor integre o público-alvo do projeto serão explicitados em instrumento formal de termo de adesão, no qual o produtor se compromete a cumprir as orientações técnicas, participar integralmente das ações propostas, e manter os registros necessários à constatação do desempenho", explica.

Ao produtor interessado, também será necessário permitir a acessibilidade à propriedade para visitas técnicas, mensuração dos resultados, e fiscalização por parte do órgão patrocinador, além do compromisso de ressarcimento dos investimentos realizados pelo projeto, em caso de desistência não justificável e outros requisitos pertinentes.

Os produtores interessados em aderir ao projeto, podem entrar em contato com o Departamento Agricultura, Agropecuária e Aquicultura (D.D.A.A.A), pelo telefone: (69)3901-2876.